Questões de interculturalidade no ensino da língua alemã como segunda língua DaZ (Deutsch als Zweitsprache): o caso dos "ovinhos de Páscoa" (Ostereier)

Autores

  • Mônica Maria Guimarães Savedra Universidade Federal Fluminense-UFF; Instituto de Letras (GLE)
  • Heloisa Liberto Colégio Cruzeiro
  • Robson Carapeto-Conceição Escola Corcovado

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372010000200010

Palavras-chave:

Ensino de alemão no Brasil, aquisição de língua 2 e cultura 2, interculturalidade, contexto escolar

Resumo

O presente artigo oferece um breve panorama acerca do ensino da língua alemã no Brasil. Seguindo os conceitos e dimensões de bilinguismo e bilingualidade , identifica o ensino de língua alemã como segunda língua e trata do aspecto da interculturalidade restrito à análise da prática em duas escolas bilíngues do Rio de Janeiro, onde a língua/cultura alemã é a segunda língua.(L2) Propõe-se uma reflexão sobre a questão da interculturalidade no âmbito da comemoração de datas festivas em escolas bilíngues. Dentro dessa temática e no contexto escolar bilíngue, delimitamos o estudo a eventos comemorativos como a Páscoa, marcados pela distribuição de ovinhos de Páscoa/Ostereier. O estudo baseia-se em uma perspectiva sociocultural da linguagem e ressalta as relações entre língua, identidade e estrutura social.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik

Como Citar

SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; LIBERTO, Heloisa; CARAPETO-CONCEIÇÃO, Robson. Questões de interculturalidade no ensino da língua alemã como segunda língua DaZ (Deutsch als Zweitsprache): o caso dos "ovinhos de Páscoa" (Ostereier) . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 16, p. 204–219, 2010. DOI: 10.1590/S1982-88372010000200010. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/38094.. Acesso em: 12 nov. 2024.