A música demoníaca de Adrian Leverkühn como síntese da danação romântica da arte moderna
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1982-88372010000100006Palavras-chave:
Romantismo, arte, música, sociedade, política, críticaResumo
A idéia central deste artigo é apontar o papel fundamental de alguns aspectos do pensamento romântico na compreensão da relação entre artista e sociedade, exposta criticamente por Thomas Mann em seu romance Doktor Faustus. Nessa perspectiva, considera-se que uma exacerbação deformadora da tradição romântica - nos moldes em que ela é sugerida no romance e na trajetória do protagonista, o músico Adrian Leverkühn - é, enquanto ponto em comum da avaliação de Mann sobre o papel social do artista, sobre o caráter hermético da estética moderna e a decadência existencial e artística do protagonista do romance, um aspecto decisivo para entendimento da problematização da relação entre arte e sociedade ali apresentada. A estrutura do artigo propõe o entendimento da relevância desta influência romântica nos rumos da arte moderna a partir de três ângulos distintos e complementares. Nomeadamente: as considerações estéticas e políticas do intelectual Thomas Mann; as relações entre o Romantismo e a dissolução do sistema tonal na música moderna e, por fim, o intelectualismo estéril e mudo da arte de Leverkühn. A idéia desta divisão é, pois, passando pela dimensão sócio-política da reflexão crítica (auto-avaliação do autor) e pela dimensão estética (as transformações dentro do sistema tonal da música erudita), contemplar os dois elementos fundamentais que estruturam o romance e vislumbrar mais nitidamente a proposição crítica da elaboração literária de tais questões.Downloads
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Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
BORGES, Maryson José Siqueira. A música demoníaca de Adrian Leverkühn como síntese da danação romântica da arte moderna . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 15, p. 70–90, 2010. DOI: 10.1590/S1982-88372010000100006. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/53616.. Acesso em: 28 nov. 2024.