Os dois Oskar Matzerath
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1982-88372010000100008Palavras-chave:
literatura alemã, cinema, estrutura narrativa, Günter GrassResumo
O presente trabalho analisa a estrutura narrativa do romance O tambor (Die Blechtrommel) de Günter Grass e do filme homônimo dirigido por Volker Schlöndorff, observando a forma como o romancista articula a construção complexa de seu foco narrativo e como o cineasta trabalha essa estrutura em seu filme, o que resulta em diferentes formas de perceber e interpretar tanto o narrador-personagem quanto o universo no qual está inserido, levando em consideração que a discussão sobre adaptações de obras literárias em realizações cinematográficas já passou da discussão moralizante da fidelidade ou traição para uma discussão menos valorativa. O artigo enfatiza o estudo da intertextualidade entre a adaptação cinematográfica e o romance original, tendo como pontos de observação o tipo de seleção feita no processo da realização fílmica, a concretização visual do texto literário, a atualização de determinados temas abordados na obra e o foco narrativo, por exemplo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft
Licença
A Pandaemonium Germanicum adota a política de acesso aberto, conforme a licença BY-NC da Creative Commons.
Como Citar
PEDRO, Elisandra de Souza. Os dois Oskar Matzerath . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 15, p. 115–138, 2010. DOI: 10.1590/S1982-88372010000100008. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/53618.. Acesso em: 7 mar. 2025.