A Família no Processo de Construção Social do Mercado de Trabalho Livre dos Latifúndios Cafeeiros de São Carlos (1907)

Autores

  • Rogério da Palma Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75214

Palavras-chave:

família, mercado de trabalho, negros, italianos.

Resumo

As relações familiares adquiriram importância fundamental no processo de trabalho da economia cafeeira do oeste paulista durante a virada do século XIX para o século XX. Ainda não se conhecem, entretanto, estudos sistemáticos sobre como as famílias atuaram na inserção ocupacional de italianos e brasileiros negros, duas categoriais sociais que passaram por experiências distintas no período abordado. Por meio de consulta a um recenseamento municipal, o presente artigo possui como propósito a análise da configuração familiar de italianos e brasileiros negros situados nos latifúndios cafeeiros de São Carlos durante o início do século XX. Com base na ideia de que os mercados são construções sociais e, consequentemente, relações sociais que adquirem uma multiplicidade de formatos nos mais variados contextos, acredita-se que tal estudo possa auxiliar na compreensão da formação histórica do mercado de trabalho em questão. De acordo com as informações levantadas, pode-se perceber, de forma parcial, que os italianos possuíam uma estratégia familiar mais centrada em torno do colonato, enquanto nas famílias formadas por brasileiros negros a permanência nessa ocupação parece dividir espaço com outras estratégias de trabalho. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério da Palma, Universidade Federal de São Carlos
    Mestrando em Sociologia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e bolsista da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Dossiê: II Simpósio de Pós-graduandos em Sociologia

Como Citar

A Família no Processo de Construção Social do Mercado de Trabalho Livre dos Latifúndios Cafeeiros de São Carlos (1907). (2009). Plural, 16(1), 157-174. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75214