Entre a batina e o calção: estudo das imagens e simbolismos de um santo performático

Autores

  • Victor Hugo Neves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.76354

Palavras-chave:

dança, ritual, mito, imagem.

Resumo

O ritual de louvor a São Gonçalo de Amarante é uma espécie de manifestação artística e religiosa popular em diversas regiões brasileiras. Definimo-lo, aqui, como um processo histórico de relações, considerando que seu contexto gestual e motivacional revela e expressa diversos sentidos que transitam entre o mito e o rito. Este estudo busca apresentar o complexo narrativo que envolve o imaginário de crença que mobiliza e agencia esse ritual. O estudo das relações entre dança e religião e a análise dos conflitos e dos pontos de tangência entre as dimensões da arte e da religiosidade popular habilitam-nos, neste trabalho, a abordar os vínculos entre as substâncias míticas e o comportamento cultual, ou seja, os aspectos que organizam aquilo que se identifica como as histórias e as imagens que envolvem o imaginário acerca do santo. 

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Biografia do Autor

  • Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
    Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e doutorando em Ciências Sociais (PPCIS/ Uerj).

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Publicado

2013-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, V. H. N. de. (2013). Entre a batina e o calção: estudo das imagens e simbolismos de um santo performático. Plural, 20(2), 9-36. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2013.76354