Estilo de vida e atuação política de jovens do hip-hop em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2013.82540Palavras-chave:
Juventudes, Hip-hop, Política, Expressões culturais, Posse.Resumo
Neste artigo pretendemos analisar as relações existentes entre as formas de expressão cultural da juventude ligada ao hip-hop e a atuação política de alguns deles na articulação coletiva das chamadas posses. Percebemos que é relativamente recente a participação política de jovens ligados a este tipo de movimento cultural no cenário político e estamos interessados em compreender: como isto acontece? Quem são estes protagonistas? Quais as formas e as prioridades desta articulação? Bem como, procuramos demonstrar como algumas expressões culturais juvenis estão se tornando uma característica do protagonismo das juventudes no cenário contemporâneo no Brasil. Realizamos a pesquisa privilegiando a observação participante junto a alguns coletivos de hip-hop, assim como gravando entrevistas com alguns dos jovens de posses envolvidas com partidos políticos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista de Antropologia concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).