Evidenciação das estratégias de legitimidade da tipologia de Suchman (1995) nos relatórios da administração da petrobras
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v4i10.34775Palavras-chave:
Evidenciação, Estratégias de legitimidade de Suchman (1995), PetrobrasResumo
A sociedade vem impulsionando as empresas a desenvolver ações em prol do bem estar das pessoas e a divulgar essas ações. As próprias empresas sentem necessidade de evidenciar suas ações, buscando maior visibilidade para legitimar sua aceitação na sociedade. Este estudo objetiva identificar as estratégias de legitimidade da tipologia de Suchman (1995) evidenciadas nos relatórios da administração da empresa Petrobras no período de 2000 a 2009. Pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi realizada por meio de pesquisa documental em empresa que precisa considerar o custo político de suas ações. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo das evidenciações contidas nos relatórios da administração da Petrobras do período de 2000 a 2009, os quais foram coletados no site da BM&FBovespa. Os resultados da pesquisa mostram as estratégias de legitimidade da tipologia de Suchman (1995) mais identificadas nos relatórios da administração da empresa no período analisado. Em relação à legitimidade geral, destacam-se os critérios da manutenção. Na legitimidade pragmática, destacam-se anunciar a imagem e construir reputação. Na legitimidade moral destacam-se demonstrar sucesso e definir metas. Na legitimidade cognitiva destacam-se popularizar novos modelos, padronizar novos modelos, reproduzir normas, formalizar as operações, profissionalizar as operações e buscar certificação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A RCO adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
- A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Não são cobradas taxas de submissão ou de publicação.
São aceitos até 4 autores por artigo. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO. São considerados casos excepcionais: projetos multi-institucionais; manuscritos resultantes da colaboração de grupos de pesquisa; ou que envolvam grandes equipes para coleta de evidências, construção de dados primários e experimentos comparados.
É recomendada a ordem de autoria por contribuição, de cada um dos indivíduos listados como autores, especialmente no desenho e planejamento do projeto de pesquisa, na obtenção ou análise e interpretação de dados e redação. Os autores devem declarar as efetivas contribuições de cada autor, preenchendo a carta ao editor, logo no início da submissão, responsabilizando-se pelas informações dadas.
É permitida a troca de autores durante todo o processo de avaliação e, antes da publicação do manuscrito. Os autores devem indicar a composição e ordem final de autoria no documento assinado por todos os envolvidos no aceite para publicação. Caso a composição e ordem de autoria seja diferente da informada anteriormente no sistema, todos autores anteriormente listados deverão se manifestar favoráveis.
No caso de identificação de autoria sem mérito ou contribuição (ghost, guest or gift authorship), a RCO segue o procedimento recomendado pela COPE.