Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Condições gerais:

Antes de submeterem os manuscritos para avaliação, os autores devem estar cientes, e confirmarem que:

  • A temática do manuscrito está alinhada com o Escopo e Foco e se insere nas Temáticas de interesse da RCO, conforme definido na página Sobre da Revista.
  • Os conceitos, opiniões e ideias publicados nos trabalhos são de inteira e única responsabilidade de seu(s) autor(es).
  • Os manuscritos submetidos à RCO são inéditos. Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios etc. são considerados inéditos.
  • Os manuscritos não estão em processo de avaliação em nenhum outro veículo de publicação, durante todo o processo de avaliação.
  • Número máximo de autores por artigo: 4. Casos excepcionais devidamente justificados poderão ser analisados pelo Comitê Executivo da RCO.
  • Anonimato dos autores em todos os documentos submetidos.
  • Os autores se comprometem em enviar, após a aprovação para publicação, o artigo em duas versões uma em português e outra em inglês.

 

Preparando a submissão:

  • Os artigos e documentos serão submetidos somente por meio de formulário eletrônico disponível no site da revista (http://revistas.usp.br/rco).
  • Os autores devem preencher corretamente seus dados no sistema de submissão, essas informações são indispensáveis no momento de publicação.
  • Submissões em desacordo ou incompletas serão devolvidas aos autores.
  • Estilo direto, concreto, objetivo. Evitem uso de siglas, incluindo nome de variáveis no texto e nas tabelas. O nome da variável deve ser autoexplicativo, direto e imediato.
  • Leitores devem, facilmente, compreender o que está sendo discutido.

 

 Envio de Manuscritos

Os artigos e casos de ensino podem ser submetidos em português ou em inglês. Após a aprovação para publicação, os autores se comprometem em enviar o artigo na versão em inglês. A RCO fornecerá aos autores uma lista com os serviços de tradução que serão aceitos. Caso o artigo seja submetido apenas na versão em inglês, será exigida a comprovação de serviço de proofreading.

 

Regras para submissão de artigos científicos aqui.

Regras para submissão de casos para ensino e outras contribuições didáticas aqui

Modelo de Carta ao Editor aqui.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Os autores concordam em enviar, após a aprovação para publicação, o artigo em duas versões uma em português e outra em inglês.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Segue as recomendações para avaliação cega (não se identifica no texto).
  • Uma carta ao editor, contendo 5 sugestões de avaliadores e as efetivas contribuições de cada autor.
  • O manuscrito contém resumo em português e em inglês.
  • Os autores concordam em integrar o grupo de avaliadores da revista.
  • O manuscrito contém ‘Quadro de implicações práticas’ (veja "Regras para submissão de artigos científicos").

 

Processo de Avaliação

O processo de avaliação é composto pela verificação preliminar na secretaria, pela avaliação do editor chefe e de associados (Desk Review) e pela avaliação por pares (Peer Review). A avaliação tem objetivo garantir o rigor científico e a adequação à linha editorial, e também desenvolver a qualidade geral dos manuscritos apoiando os autores.

Verificação de Secretaria: São analisados os metadados, atendimento das regras de submissão e verificação inicial de similaridade. Cada caso de similaridade identificada mesmo que mínimo fica à disposição dos editores Chefe e associados para análise no processo de Desk Review.

Desk Review - A avaliação preliminar dos artigos recebidos pelo Editor-chefe e pelos editores associados avalia nesta ordem de prioridade: a adequação ao foco da revista, contribuições oferecidas para o avanço do conhecimento científico, o equilíbrio e adequação teórico e empírico, e a qualidade geral do manuscrito. Os artigos que recebem avaliação positiva nesta etapa seguem para Peer Review.

Peer Review - A avaliação por pares em double blind review observa:

  • Originalidade do trabalho e avanço ao conhecimento no tema;
  • Contribuição e Implicações práticas dos resultados;
  • Problema de pesquisa definido e justificado;
  • Relevância e consistência teórica;
  • Adequação e uso apropriado de métodos e técnicas;
  • Qualidade de redação e organização do texto.

Considera-se o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos manuscritos. Por esse motivo, os avaliadores da RCO são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.

O Editor-chefe, após o parecer dos avaliadores, revisa a versão final do trabalho podendo aprová-la, solicitar novas adequações ou enviar o manuscrito novamente para peer review. A decisão final sempre será do Editor-chefe, caso haja divergências entre os pareceres, o Editor-chefe poderá ou não solicitar a opinião de um novo parecerista. 

Os autores, além de poderem verificar as etapas do processo de avaliação no site da revista, são comunicados do status de sua submissão por e-mail. Estima-se um prazo total de 50 dias para o Desk Review, e de 3 a 4 meses para receber o resultado do double blind review.

O resultado do processo de avaliação é: Aprovação, Solicitação de revisões ou Rejeição. Em todos os casos os autores conhecem o parecer dos editores chefe, associados e avaliadores.

Como forma de reconhecer o trabalho essencial dos revisores a RCO recomenda fortemente que eles registrem suas avaliações na plataforma Publons.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 Denúncias, reclamações e sugestões

A RCO atende denúncias voluntárias da comunidade científica (whistleblowers), reclamações de autores, avaliadores, leitores e da comunidade em geral pelos seus canais de comunicação: e-mail (rco@usp.br), Facebook, ou telefone (+55 16 3315-9086).

No caso de denúncia sobre suspeitas de conflitos de interesse, fabricação de dados, e outros problemas de desvio ético, deve ser feita necessariamente pelo e-mail da RCO. As respostas serão dadas em até 48 horas após o início da demanda.

Em casos graves de má-conduta ética ou conflitos de interesse, se o Editor responsável não conseguir solucionar o problema reportado, a RCO se compromete em encaminhar a questão para o COPE.

Em caso de sugestões e dúvidas, autores, revisores e leitores podem falar diretamente com a secretaria pelo telefone.