Políticas editoriais

Políticas de seção

Desde de 2017, a RCO tem 3 seções, Editorial, Reflexões e Tendências e Artigos regulares. O Editorial é preparado pelo Editor-Chefe. A seção “Reflexões e Tendências” é dedicada a compartilhar experiências e análises de editores de periódicos, líderes de áreas e pesquisadores referências em suas linhas de pesquisa, sobre uma temática de interesse de todos. Objetiva reunir os anos de experiência e interação na academia de pesquisadores, analisar tendências internacionais de forma organizada e sumarizada, ajudando a renovação da área.  As contribuições nessa seção são feitas por convite e analisadas pela Equipe Editorial. A seção de artigos regulares segue o escopo editorial e regras de submissão, e é submetida à avaliação por pares. 

 

Comportamento ético e tratamento de más-práticas

A RCO é membro e segue os princípios do Committee on Publication Ethics (COPE) www.publicationethics.org.

O plágio é uma violação grave e sua ocorrência não é aceitável nas submissões da RCO, seja intencional ou não. Adota-se a definição de plágio da ‘The Office of Research Integrity’, como a apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado.

A configuração de plágio não é algo simples e requer cuidadoso processo de verificação e reunião de evidências. A RCO adota as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE). Como um indicativo de originalidade, a RCO analisa a taxa de similaridade do manuscrito submetido pelos autores comparados com textos publicados e disponíveis na base acessada pela ferramenta Crossref Similarity Check (iThenticate). As similaridades apontadas pelo sistema são analisadas caso a caso.  Além do plágio, a RCO está aberta a denúncias ou questionamentos sobre más-práticas como fabricação de dados e evidências, a atribuição indevida de autoria e a submissão simultânea do mesmo manuscrito a dois ou mais periódicos.

Quando identificadas, cada má-prática dispara um processo específico interno na revista. No caso de similaridade, submissão simultânea ou dúvida de prática de fatiamento de publicação (salami-slicing), identificadas na avaliação da contribuição, o Editor-chefe entra em contato com os autores solicitando esclarecimentos. Caso as justificativas não sejam satisfatórias e as devidas correções não sejam realizadas, o manuscrito é retirado do processo de avaliação e os autores serão sancionados pela publicação de artigos por um período determinado pelo(s) Editor(es) responsável(s).

 Na hipótese de denúncias ou alertas de más-práticas, ocorridas após a publicação, a RCO abre processo interno para apuração, e confirmada a violação retira o artigo de circulação. A RCO se reserva o direito de informar às instituições de vínculo dos autores sobre más-práticas detectadas antes ou depois da publicação.

 

Política de acesso livre e de taxas

A RCO adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0).  O acordo prevê que:

  • A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);
  • A revista não paga direitos autorais aos autores dos textos publicados;
  • O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Não são cobradas taxas de submissão ou de publicação.

 

Políticas de uso de Inteligência Artificial (IA)

Seguindo as recomendações do COPE, reforçamos que as ferramentas de IA não podem ser listadas como autoras de um artigo.

Autores que utilizam ferramentas de IA na redação de um manuscrito, produção de imagens ou elementos gráficos do artigo, ou na coleta e análise de dados, devem ser transparentes ao divulgar na seção de Materiais e Métodos (ou similar) do artigo como e qual a ferramenta de IA foi utilizada.

Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo de seu manuscrito, mesmo aquelas partes produzidas por uma ferramenta de IA, e portanto são responsáveis por qualquer violação de ética de publicação.

 

Gestão Eletrônica do Processo Editorial

A RCO - Revista de Contabilidade utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (Open Journal Systems - OJS) para automatização e gerenciamento eletrônico efetivo do seu processo editorial dos manuscritos (submissão, avaliação e revisão de artigos, resenhas e caso). O sistema "SEER" é distribuído em todo o território nacional gratuitamente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e reconhecido pela Capes.