A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS EMPRESAS ESPANHOLAS E BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56690Palavras-chave:
CSR, Institutional Theory, Brazil, Spain, GRI.'Resumo
A importância atual da sustentabilidade no campo corporativo tem tornado as práticas de RSC um aspecto fundamental para obter legitimidade social e satisfazer as expectativas sociais. Nesse contexto, a divulgação é considerada como uma ferramenta para informar as partes interessadas sobre as atividades desenvolvidas e alcançar assim a conformidade social. No entanto, os diferentes contextos econômicos e sociais podem levar a diferenças tanto nas práticas e na divulgação, de acordo com a Teoria Institucional. Este estudo centra-se nas diferenças potenciais que podem surgir entre as empresas do Brasil e da Espanha, sobre a divulgação de informação sobre RSC. Além disso, analisa-se a influência de alguns fatores sobre a divulgação, tais como o tamanho das empresas, lucratividade e oportunidades de crescimento. Nossa evidência está em linha com a Teoria Institucional, constatando-se diferenças significativas entre as empresas brasileiras e espanholas, assim como para a divulgação de práticas de RSC. Nossos resultados, ainda, reforçam o papel desempenhado pela visibilidade pública no desenvolvimento de alta qualidade informacional.
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