ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTOS SOCIAIS POR EMPRESAS QUE SE DECLARAM SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

Autores

  • Carolina Pasquini Novelini Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.
  • Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56695

Resumo

O tema desta pesquisa é o disclosure social, ou seja, a divulgação voluntária de informações que envolvem comunidade, meio ambiente, funcionários e clientes. Para este trabalho, optou-se pelo foco nas comunidades, isto é, serão estudados os investimentos realizados pelas empresas em projetos de caráter social. De acordo com a teoria da divulgação voluntária, há ansiedade para publicação de boas notícias, mas resistência à divulgação de más notícias. O objetivo deste trabalho é analisar a divulgação de informações sobre os investimentos sociais realizados por empresas que se declaram sustentáveis. Para tanto, foi realizado um estudo empírico em 31 empresas pertencentes à carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) com a utilização da análise de conteúdo da parte de envolvimento com a comunidade dos relatórios divulgados. Os resultados mostraram: nenhuma empresa deixou de informar, totalmente, o objetivo de seus projetos; poucas empresas divulgaram o destino do investimento em todos os projetos; frequentemente não fica claro o sacrifício realizado pela empresa; há pouquíssima informação sobre o uso de incentivos fiscais. Percebeu-se que informações com impacto positivo mais imediato são mais divulgadas.

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Publicado

2013-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Novelini, C. P., & Fregonesi, M. S. F. do A. (2013). ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTOS SOCIAIS POR EMPRESAS QUE SE DECLARAM SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS. Revista De Contabilidade E Organizações, 7(17), 89-101. https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56695