Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p271-277

Palavras-chave:

Autismo, Terapia Assistida por Cavalos, Terapia Ocupacional.

Resumo

A equoterapia vem sendo utilizada como tratamento reabilitador em diferentes patologias, no entanto, sua eficácia ainda não é comprovada no que tange ao desempenho funcional de indivíduos com autismo. O objetivo deste estudo é identificar o efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo comparando praticantes e não praticantes. Participaram do estudo indivíduos com autismo com idades entre 3 e 15 anos, ambos os sexos divididos entre Praticantes e Não Praticantes, emparelhados por gênero e idade. Utilizou-se um questionário para avaliar variáveis socioeconômicas e para avaliação do desempenho funcional o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida de Independência Funcional (MIF), aplicados aos cuidadores, para <8 anos e >8 anos, respectivamente. Foram entrevistados 28 cuidadores (14 em cada grupo). Houve diferença para o desempenho funcional das crianças que praticavam equoterapia avaliados pelo PEDI na área de Autocuidado (p=0,041) e Mobilidade (p=0,001). Não houve diferença para o desempenho funcional daqueles avaliados pela MIF (p=0,384). Este estudo sugere que a equoterapia é eficaz para crianças com autismo, nas tarefas das áreas de mobilidade e autocuidado, sendo uma área inovadora para terapia ocupacional.

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Biografia do Autor

  • Daniele Dornelles Bender, Universidade Federal de Pelotas
    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 2014. Terapeuta Ocupacional do Hospital Escola da UFPel
  • Nicole Ruas Guarany, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Bender, D. D., & Guarany, N. R. (2016). Efeito da equoterapia no desempenho funcional de crianças e adolescentes com autismo. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 271-277. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p271-277