A esperança como revide ou o maravilhoso mundo da literatura de Abdulai Sila
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i27.89765Palavras-chave:
teoria literária, literaturas africanas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais, Abdulai SilaResumo
Neste artigo, trataremos do conjunto da literatura de Abdulai Sila [1958-] e, em especial, de Dois tiros e uma gargalhada (2013), última publicação do escritor. Investigaremos como dois sistemas culturais de representação – o africano e o ocidental – apreendem a questão da História e de como esses sistemas se interagem na contemporaneidade. Para tanto, iremos discutir a figuração da identidade dos principais personagens de Sila, verificar neles redes e relações de alteridade, intersecções espaço-temporais e formas de identificação com a tradição. Suspeitamos, enfim, que há, nesse autor, um entendimento da História que recupera a magia cultural africana em contraposição à fatalidade da concepção de História posta pelo ocidente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sebastião Marques Cardoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).