Música, memória e história na obra de Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.119014Palavras-chave:
música, memória, Eduardo CoutinhoResumo
A música é um dos elementos fundamentais na construção e resgate das memórias pessoais e históricas. Eduardo Coutinho, notável cineasta que desenvolveu grande parte de sua filmografia se dedicando à escuta de seus interlocutores, foi muito além de um “cinema da palavra”. Para ele, o “ato verbal”, por vezes, incluía a música como elemento expressivo essencial para acessar e reconstruir a história de cada um.
Downloads
Referências
APARTAMENTO 608 – Coutinho.doc. Direção: Beth Formaginni, Produção: 4ventos Comunicação. Rio de Janeiro: 4ventos Comunicação; Canal Brasil, 2009.
AS CANÇÕES. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles, Mauricio Andrade Ramos. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2011.
BOCA DE LIXO. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1993.
EDIFÍCIO MASTER. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles, Mauricio Andrade Ramos. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2002
LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
MAIA, G. Aspectos da música no documentário contemporâneo: algumas reflexões sobre o fazer e o pensar. Revista Doc On-line, Campinas, n. 12, ago. 2012
OHATA, M. (Org.) Eduardo Coutinho. São Paulo: Sesc; Cosac Naify, 2013.
SACKS, O. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SANTA MARTA – Duas semanas no morro. Direção: Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.