Maldito bem dito, Bendito mal dito: construções discursivas a partir da trajetória de Itamar Assumpção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.173055Palavras-chave:
Maldito, Crítica, Formações discursivas, Disputas, Contextualização radicalResumo
Este artigo analisa as disputas valorativas estabelecidas nas críticas culturais brasileiras acerca da noção de “maldito”, tendo como ponto de partida a carreira musical de Itamar Assumpção, levando em conta os processos de contextualização radical (GROSSBERG, 2010) e as formações discursivas (FOUCAULT, 1987) da crítica cultural. Considerando as nuances e as complexidades do sentido do termo “maldito” a partir das experiências e expectativas, conforme Koselleck (2006), como uma tentativa de demonstrar a emergência de valores e valorações, discursos e sensibilidades, e relações de poder diante dos regimes de verdade, é possível notar como as articulações estético-políticas do termo se reorganizam em função de temporalidades e historicidades.
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