O follow no Instagram como recurso de gratificação aos participantes do Big Brother Brasil 21 e sua relação com a cultura do cancelamento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.194617Palavras-chave:
Mídias sociais, Instagram, Big Brother Brasil, CancelamentoResumo
Este artigo analisa o engajamento nas mídias sociais de quatro participantes da 21a edição do reality-show Big Brother Brasil, problematizando como suas performances repercutiram no número de seguidores no Instagram durante a exibição do programa. A pesquisa foi feita apontando uma correlação entre a quantidade de follows e unfollows registrados nos perfis dos participantes com base em opiniões declaradas e atitudes ocorridas no programa televisivo. Por meio dos estudos dos Usos e Gratificações, foi possível compreender a interveniência da cultura do cancelamento influenciando nas perdas e nos ganhos de seguidores nos canais digitais dos(as) envolvidos(as), e como o comportamento de cada um dentro do programa foi traduzido no engajamento do público consumidor, interagindo com o reality-show no Instagram por meio da identificação pessoal ou motivada pela empatia.
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