Emmanuelles tropicais: apropriações brasileiras, conservadorismo e transgressão

Autores

  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Loguercio Cánepa Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.214633

Palavras-chave:

Emmanuelle, Cinema brasileiro, Sexploitation, Década de 1970, Rip-off

Resumo

A proposta deste artigo é discutir um período crítico para a indústria cultural brasileira no processo de urbanização e modernização do país (a década de 1970) por meio da observação dos modos de circulação de um grupo de filmes que dialogou com tendências internacionais do cinema por meio da prática do “similar nacional”. No caso, interessa à pesquisa os filmes brasileiros derivativos do clássico do cinema erótico Emmanuelle, de 1974: Emmanuelle Tropical (1977), de J. Marreco; Emmanuello...o belo (1978), de Nilo Machado; e A Filha de Emmanuele, dirigido em 1980 por Osvaldo de Oliveira.

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Biografia do Autor

  • Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Comunicação e professor no IFRJ,

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

MONTEIRO, Tiago José Lemos; CÁNEPA, Laura Loguercio. Emmanuelles tropicais: apropriações brasileiras, conservadorismo e transgressão. RuMoRes, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 13–36, 2023. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.214633. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/214633.. Acesso em: 21 dez. 2024.