Duas telas, dois tempos: a simetria da montagem paralela na racialização do território cinematográfico em O Caseiro (2016)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.223632Palavras-chave:
Montagem, Território, Raça, Cinema brasileiroResumo
A montagem é uma técnica de filmagem essencial na imagem em movimento, sendo descrita como a grande descoberta do cinema. Da simplicidade de seu significado — criar relações entre imagens, que podem ser de naturezas muito distintas ou semelhantes, a partir de uma medida contínua de espaçotempo — resulta em arenas de disputa de poder relacionadas ao pensamento fundacional sobre a realidade social brasileira. Assim, discute-se neste artigo o uso da simetria da montagem no filme O Caseiro (2016), de Jonathas de Andrade, como elemento introdutório para derivações da racialização do território cinematográfico a partir de um argumento recorrente (e estanque) na história do cinema brasileiro: a harmonia racial de Gilberto Freyre.
Downloads
Referências
O CASEIRO. Direção: Jonathas de Andrade. Produção: Jonathas de Andrade. Recife: sem distribuidora. 2016. Vídeo. 8 minutos, em loop.
AUMONT, J. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51 ed. São Paulo: Global, 2006 [1933].
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 27. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 [1936].
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.
PEIXOTO, N. B. Paisagens urbanas. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2004.
RIDENTI, M. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Henrique Marques Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.