O papel da crítica de arte em circulação midiática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.238118Palavras-chave:
crítica de arte, Metacrítica, circulação midiáticaResumo
A proposta deste artigo é analisar visões sobre o papel da crítica, em específico a crítica de arte, a partir da coluna de Rafael Cardoso na Folha de S.Paulo, em outubro de 2023, e da resposta a ela feita por Daniele Machado. No diálogo público, ambos refletem sobre os limites e a situação da crítica contemporânea, com base em exposições recentes de instituições culturais hegemônicas. Nesses textos e nas circulações nas redes sociais de seus autores e dos veículos, propomos mapear as concepções acerca do papel da crítica institucionalizada, a aparente dicotomia entre popularidade e qualidade das obras, a circulação de uma discussão sobre crítica de arte e sua inserção em um debate público ainda restrito, além das redes sociais em sua atuação como potencializadoras de uma crítica em circulação midiática.
Downloads
Referências
BRITO, R. C. Análise do circuito. Malasartes, Rio de Janeiro, v. 1, p. 5-6, 1975. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/en/item/1111095#?c=&m=&s=&cv=1&xywh=-970%2C240%2C3639%2C2037. Acesso em: 7 jun. 2024.
CARDOSO, Rafael. Arte contemporânea, engolida pelo mercado financeiro, vive declínio. Folha de S.Paulo, São Paulo, 14 out. 2023. Ilustríssima, p. C10.
CARDOSO, Rafael. Enquanto há debate informado, há esperança. Select, São Paulo, 19 out. 2023. Disponível em: https://select.art.br/enquanto-ha-debate-informado-ha-esperanca/. Acesso em: 14 nov. 2024.
CORRÊA, P. Circuito, cidade e arte: dois textos de Malasartes. Arte & Ensaio, Rio de Janeiro, v. 17, p. 74-83, 2008.
ESQUENAZI, Jean Pierre. Quand un produit culturel industriel est-il une “œuvre politique”? Réseaux, Paris, v. 3, n. 167, p. 189-208, 2011.
FOLLAIN DE FIGUEIREDO, V. L. Crise na crítica e declínio do paradigma estético da modernidade. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2016/trabalhos/crise-da-critica-e-declinio-do-paradigma-estetico-da-modernidade?lang=pt-br. Acesso em: 1 maio 2023.
MACHADO, D. O fascinante apocalipse. Revista Select, São Paulo, 17 out. 2023. Disponível em: https://select.art.br/o-fascinante-apocalipse/. Acesso em: 14 nov. 2024.
PAGANOTTI, I.; SOARES, R. L. A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas. MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 131-153, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i2p131-153
REVISTA Malasartes. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/116300-revista-malasartes. Acesso em: 19 jun. 2025.
SERELLE, M. A crítica do entretenimento no jornalismo cultural. Revista Comunicação Midiática, Bauru, v. 7, n. 2, p. 47-62, 2012. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/286. Acesso em: 1 maio 2023.
SILVA, G.; SOARES, R. L. Possibilidades políticas da crítica em perspectiva teórica. RuMoRes, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 58-77, 2019. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.163281
SOUSA, E. P. O cinema brasileiro como ferramenta do político: ancoragens, engates e redes de ruídos em obras de 2012 a 2018. 2022. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-13092022-151547/pt-br.php. Acesso em: 19 jun. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sofia Franco Guilherme, Eduardo Paschoal de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.

