Estéticas do world cinema em plataformas globais e periféricas de streaming: a emergência do worldly cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.238166

Palavras-chave:

streaming, diversidade, world cinema

Resumo

Para além das plataformas globais, é importante perceber ainda um determinado tipo de world cinema mais artesanal e menos mainstream, que ocupa prioritariamente plataformas de nicho e não globais de streaming, dando visibilidade a um cinema periférico da própria periferia, que muitas vezes não são vistos em seus próprios países, o que se poderia chamar, em contraponto, de um worldly cinema. A partir da análise de alguns filmes distribuídos em plataformas de streaming de nicho no Brasil, pretende-se discutir a constituição de filmes periféricos no world cinema em contraponto a um world cinema mundializado, distribuído por plataformas globais de streaming. Como a estética do world cinema, mais global ou periférica, se organiza em plataformas streaming mais globais ou de nicho?

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Biografia do Autor

  • Felipe de Castro Muanis, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde atua no curso de Graduação em Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É um dos líderes do GIRO - Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (CNPq/UFOP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). 

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Publicado

2025-07-16

Edição

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Artigos

Como Citar

MUANIS, Felipe de Castro. Estéticas do world cinema em plataformas globais e periféricas de streaming: a emergência do worldly cinema. RuMoRes, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 184–198, 2025. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.238166. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/238166.. Acesso em: 24 dez. 2025.