No limiar de Aion: dimensões do acontecimento em Ainda estou aqui
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.244440Palavras-chave:
teoria do acontecimento, cinema brasileiro, "Ainda estou aqui" (filme)Resumo
Ainda estou aqui – filme brasileiro, dirigido por Walter Salles – é o objeto deste artigo. A análise fundamenta-se em uma teoria do acontecimento, como propõe Gilles Deleuze. A figura de Eunice Paiva ocupa lugar central no estudo, que prioriza o plano de conteúdo da obra e sua relação com os períodos político e social do país, na época retratada. Como resultado, encontram-se diferentes expressões de acontecimentos, que se entrelaçam a partir do acontecimento central: o sequestro e morte de Rubens Paiva por agentes do Estado. A obra demonstra a importância da apreensão dos devires como lugar de resistência, ação política ou ressignificação de períodos de vida. Produção necessária, por promover discussão e recuperação de memória social relativas ao período da ditadura militar no Brasil, entre outros temas socialmente sensíveis.
Downloads
Referências
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2015.
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.
DELEUZE, G. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.
DELEUZE, G.; GUATTARI; F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 2. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, G.; GUATTARI; F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.
MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
PAIVA, M. Ainda estou aqui. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2015.
TÓTORA, S. Velhice: uma estética da existência. São Paulo: Educ/Fapesp, 2015.
VEIGA, E. O legado de Eunice Paiva para a luta por direitos indígenas. Deutsche Welle. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/o-legado-de-eunice-paiva-para-a-causaindigena/a-7130735. Acesso em: 25 fev. 2025.
ZOURABICHVILI, F. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Cíntia Liesenberg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.

