Media Literacy: uma experiência brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51253Palavras-chave:
Media literacy, alfabetização em mídias, linguagem de cinema, linguagem de televisão, propaganda.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.