O mal está dentro de casa e não há para onde fugir – Analisando a representação da família irlandesa em The Canal (2014) de Ivan Kavanagh

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37389/abei.v23i1.192588

Palavras-chave:

The Canal, Horror pós-moderno, Família, Cinema de Horror Irlandês

Resumo

The Canal (2014) é um filme de terror irlandês, escrito e dirigido por Ivan Kavanagh, sobre David, um arquivista que acredita que um espírito assassinou sua esposa, Alice. O estado mental de David é altamente questionável, visto que para a polícia ele é o principal suspeito da investigação. Neste filme, Kavanagh retrata o ambiente doméstico como instável e violento. A narrativa contrasta com a ideologia familista da Irlanda e a percepção da família como um refúgio harmonioso. Segundo Isabel Pinedo (1997), os filmes de terror pós-modernos exploram os terrores da vida cotidiana e confundem os limites entre o bem e o mal. Lugares e indivíduos, antes considerados como fonte de cuidado e segurança, podem estar associados a eventos horripilantes. Essas contradições suscitam a questão de como Kavanagh retratou a família no paradigma do terror pós-moderno. Este estudo tem como objetivo analisar a representação da família irlandesa em The Canal a partir de estudos sobre a família irlandesa e o cinema. O método de pesquisa é a análise de conteúdo, uma técnica utilizada para descrever e examinar o material comunicativo, nesse caso, um filme. Além disso, os resultados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas futuras relacionadas aos filmes e à sociedade contemporânea da Irlanda.

Biografia do Autor

  • Sanio Santos, Universidade Federal da Bahia

    Sanio Santos is a doctoral student in the Post Graduation Program in Literature and Culture at the Federal University of Bahia, Brazil. He has a Master’s Degree in the same program. He is also graduated in Psychology at Salvador University – Unifacs. He is currently researching contemporary Irish horror cinema.

Referências

Barrett, Ciara. “The Canal (Ivan Kavanagh 2014).” Estudios Irlandeses-Journal of Irish Studies 11 (2016): 282-285. 11 Oct. 2020. <https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA458549974&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=1699311X&p=AONE&sw=w>.

Breathnach, Paddy. Shrooms. 2007. Available in: Google Play. Access in: October 11, 2020.

Crosson, Seán. “Horror, hurling, and Bertie: aspects of contemporary Irish horror cinema”. Kinema, 2012.

Dunkling, Leslie. Collins Dictionary Of Surnames: From Abbey to Mutton, Nabbs to Zouch. HarperCollins UK, 2014.

Elley, Derek. “Shrooms.” Variety, 23 Aug. 2007, https://variety.com/2007/film/reviews/shrooms-1200556994/. Access in: October 1, 2020.

Kavanagh, Ivan. The Canal. 2014. Available in: Google Play. Access in: October 10, 2020.

Kavanagh, Ivan. Tin Can Man. 2007. Available in: Google Play. Access in: October 1, 2020.

Kennedy, Sinead. “Irish women and the Celtic Tiger economy”. In: The end of Irish history?. Manchester University Press, 2003.

McCullagh, Ciaran. “A tie that blinds: Family and ideology in Ireland.” Economic and Social Review 22.3 (1991): 199-211.

McMahon, Conor. Dead Meat. 2003. Available in: Google Play. Access in: October 10, 2020.

McMahon, Conor. Stitches. 2012. Available in: Google Play. Access in: October 10, 2020.

Miska, Brad. “[Review] Clown Slasher ‘Stitches’ Destined To Become A Cult Classic!!”.

Bloody Disgusting!, 18 Oct. 2012, https://bloody-disgusting.com/reviews/3197240/bdreview-clown-slasher-stitches-destined-to-become-a-cult-classic/. Access in: October 1, 2020.

Modleski, Tania. The terror of pleasure: The contemporary horror film and postmodern theory. Indiana University, 1986.

Newman, Kim. "Irish horror cinema." Irish Gothic Journal 1 (2006): 3-11. 15 Ago. 2020.

<https://search.proquest.com/openview/720cd00e638a95ad4ddb12ec84b6c927/1?pqorigsite= gscholar&cbl=2035804>.

Norris, Michelle. Property, family and the Irish welfare state. Springer, 2016.

O'Connell, Dióg. New Irish storytellers: narrative strategies in film. Intellect Books, 2010.

Pinedo, Isabel Cristina. Recreational terror: Women and the pleasures of horror film viewing. SUNY Press, 1997.

Regan, Aidan; Brazys, Samuel. “Celtic phoenix or leprechaun economics? The politics of an FDI-led growth model in Europe”. New Political Economy, 23.2 (2018): 223-238. 19 Set. 2020.<https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13563467.2017.1370447>.

Ryan, Marita. “Sounding Different Notes: Approaching the Other through Music in John Carney’s FIlm Once”. Otherness: Essays and Studies, 1.1 (2010), 1-16. 18 Set. 2020.<https://www.otherness.dk/fileadmin/www.othernessandthearts.org/Publications/Journal_Otherness/Otherness__Essays_and_Studies_1.1 Sounding_Different_Notes.pdf>.

Yeats, William Butler. Stories of Red Hanrahan (English Version). A Public Domain Book, 1907.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

Santos, S. (2021). O mal está dentro de casa e não há para onde fugir – Analisando a representação da família irlandesa em The Canal (2014) de Ivan Kavanagh. ABEI Journal, 23(1), 111-132. https://doi.org/10.37389/abei.v23i1.192588