Novos tempos, novas práticas: os desafios na formação dos profissionais de terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.5935/0104-7795.20120021Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação Superior, Terapia OcupacionalResumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas ABP é um método de ensino-aprendizagem que se baseia em problemas reais ou simulados, focalizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Embora várias universidades no mundo tenham experimentado essa metodologia, poucos estudos trazem resultados sobre a sua utilização. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a experiência com a ABP no curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) em Salvador/Bahia. Método: Trata-se de uma abordagem qualitativa, que envolveu dezessete alunas do sexto semestre do curso de Terapia Ocupacional. Um instrumento padrão foi elaborado previamente para a pesquisa contendo sete questões. Resultados: Os principais resultados indicaram o uso da metodologia como positivo para a formação do terapeuta ocupacional, mas também o aspecto desafiador que o método apresenta para o aluno iniciante, além da necessidade de melhoria na formação profissional dos docentes envolvidos em sua aplicação. Conclusão: A insegurança dos participantes em gerir o próprio conhecimento, ou seja, a qualidade e necessidade do que foi aprendido - o “aprender a aprender, o aprender a ser e o aprender a fazer” - também foi sinalizada.
Downloads
Referências
Pereira CF. Tecnologia da informação utilizada como suporte ao ensino médico de graduação na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2007.
Pereira CF, Afonso RA, Santos MJ, Araújo CAL, Nogueira M. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): uma proposta inovadora para os cursos de engenharia [texto na Internet]. In: XIV Simpósio de Engenharia de Produção; 2007 nov 5-7; Recife. Anais eletrônicos. Recife: SIMPEP; 2007. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=1
Magalhães LC, Cardoso AA, Ruggio CB. Aprendizagem baseada no problema: relato de experiência em uma disciplina do curso de graduação em terapia ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cad Ter Ocup UFSCAR. 2010;18(3):287-93.
Moraes MAA, Manzini EJ. Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Rev Bras Educ Med. 2006;30(3):125-35.
Berbel NAN. A problematizaçäo e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface comun saúde educ. 1998;2(2):139-54.
Maudsley G. Roles and responsibilities of the problem based learning tutor in the undergraduate medical curriculum. BMJ. 1999;318(7184):657-61.
Walsh A. The tutor in problem based learning at McMaster: a novice's guide. Hamilton: McMaster University; 2004.
Toledo Júnior ACC, Ibiapina CC, Lopes SCF, Rodrigues ACP, Soares SMS. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Rev med Minas Gerais. 2008;18(2):123-31.
Coutinho IJ. Saiba mais sobre a formação médica que se baseia em casos reais - novos tempos, novas práticas: os desafios na formação dos profissionais de saúde [texto na Internet]. Salvador: iSaúde Bahia: [citado 2011 out 14]. Disponível em: http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/15-deoutubro-dia-do-professor/
Projeto Político Pedagógico: Curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador; 2009.
Woods DR. Problem-based learning: how to get the most from PBL. Hamilton: McMaster University; 1994.
Siqueira JRM, Siqueira-Batista R, Morch RB, Siqueira-Batista R. Aprendizagem baseada em problemas: o que os médicos podem ensinar aos contadores. Rev Contabilidade Vista & Revista. 2009;20(3):101-25.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Acta Fisiátrica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.