Efetividade da escola postural em portadores de dor lombar crônica inespecífica

Autores

  • Adriane Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rafaela de Macedo Braga Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Patrícia Thurow Bartz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Claudia Tarragô Candotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5935/0104-7795.20120029

Palavras-chave:

Dor Lombar, Avaliação Postural, Qualidade de Vida

Resumo

As dores na coluna afetam em torno de 70% a 80% da população adulta em algum momento da vida e são consideradas uma das razões mais comuns de aposentadoria precoce por incapacidade total ou parcial. O alto custo dos tratamentos e a falta de eficácia das práticas terapêuticas convencionais deram origem à Escola Postural (EP). Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura nos últimos dez anos a fim de verificar a efetividade da Escola Postural em portadores de dor lombar crônica inespecífica. Método: A busca foi conduzida nas bases de dados computadorizadas Medline, Embase e Lilacs. Os critérios de busca nas três bases de dados foram artigos randomizados sobre a efetividade da Escola Postural publicados nos últimos dez anos. A qualidade metodológica dos estudos selecionados nesta revisão foi avaliada através de um conjunto composto por nove critérios. Resultados: No total, cinco estudos foram incluídos nessa revisão, sendo quatro considerados de alta qualidade. Dois dos artigos considerados nesse estudo foram realizados no Brasil, mostrando o interesse de pesquisadores no país por essa proposta educativa na abordagem de dor lombar crônica inespecífica. Todos os estudos apresentaram resultados positivos quanto à efetividade da Escola Postural a curto e médio prazo. Conclusão: Com esta revisão, pode-se concluir que os programas de Escola Postural vêm sendo considerados como uma ferramenta importante tanto no tratamento como na prevenção de dor lombar crônica inespecífica, porém são necessários mais estudos que avaliem essa ferramenta no longo prazo e com procedimentos metodológicos padronizados.

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Publicado

2012-09-09

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Vieira A, Braga R de M, Bartz PT, Candotti CT. Efetividade da escola postural em portadores de dor lombar crônica inespecífica. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de setembro de 2012 [citado 3º de dezembro de 2024];19(3):184-91. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103715