Quantificação do equilíbrio pelo videogame: estudo piloto

Autores

  • Alessandra Ferreira Barbosa Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Thais Delamuta Ayres da Costa Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maria Fernanda Pauletti Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Pedro Claudio Gonsales de Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Maria Cecília dos Santos Moreira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Daniel Gustavo Goroso Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • José Augusto Fernandes Lopes Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Denise Vianna Machado Ayres Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
  • Linamara Rizzo Battistella Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina https://orcid.org/0000-0001-5275-0733

DOI:

https://doi.org/10.5935/0104-7795.20140005

Palavras-chave:

Jogos de Vídeo, Equilíbrio Postural, Acidente Vascular Cerebral, Reabilitação

Resumo

Os videogames (VG) de sétima geração propõe uma avaliação física que inclui diversos testes de equilíbrio. Porém não são reportados na literatura os parâmetros utilizados para fornecer a pontuação destes testes e se estes podem ser relacionados a prática clínica e funcionalidade do usuário. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi de correlacionar as pontuações obtidas pelos testes da plataforma de equilíbrio do VG Wii® com as variáveis cinéticas fornecidas pela plataforma de força, a qual estava integrada a plataforma de equilíbrio do VG. Método: Participaram deste estudo piloto, dois indivíduos com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) e dois de traumatismo craniano (TCE). As variáveis cinéticas analisadas foram área, velocidade de deslocamento e valor quadrático médio da posição média (RMS) nos eixos médio-lateral (x) e antero-posterior (y) do deslocamento do centro de pressão (COP) que foram processadas pelo software Matlab 7.0 e correlacionadas com a pontuação do console pelo coeficiente de Pearson e Spearman, ambos com (p < 0,05). Resultados: Os resultados apresentaram correlação significativa apenas para o SL e RMSy, porém moderada (r = 0,5839). Quando comparada a pontuação do ST com as variáveis Área (r = 0,8164), RMSx (r = -0,6418) e RMSy (r = -0,8094) a correlação foi moderada a forte. Conclusão: Não encontrou-se correlação com nenhum dos testes do console quando comparados com a velocidade de deslocamento do centro de pressão medido na plataforma de força. Conclui-se que a pontuação do VG apresentou correlação significativa com as variáveis cinéticas, porém o método é pouco prático para ser empregado na avaliação clínica.

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Publicado

2014-03-09

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Barbosa AF, Costa TDA da, Oliveira MFP, Castro PCG de, Moreira MC dos S, Goroso DG, et al. Quantificação do equilíbrio pelo videogame: estudo piloto. Acta Fisiátr. [Internet]. 9º de março de 2014 [citado 21º de novembro de 2024];21(1):21-5. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103822