Avaliação postural: avaliação quantitativa da postura estática de crianças de seis a dez anos de idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v29i1a170112

Palavras-chave:

Postura, Doenças Musculoesqueléticas, Desenvolvimento Infantil, Software

Resumo

A avaliação da postura corporal estática de crianças permite identificar e prevenir desordens musculoesqueléticas no estágio inicial. Objetivo: Avaliar a postura estática de alunos de uma escola pública, comparando a postura entre as faixas etárias e entre os sexos. Métodos: A amostra foi composta por 130 escolares (62 do sexo masculino e 68 do sexo feminino), os quais tinham entre 6 e 10 anos de idade. Cada escolar foi fotografado nas vistas anterior, posterior e lateral direita, e o registro fotográfico foi analisado por meio do Software de Avaliação Postural (SAPo). Resultados: Somente foi encontrada diferença entre os sexos no ângulo do tornozelo, além de interação entre sexo e faixa etária. Em relação à idade, o alinhamento horizontal dos acrômios e o alinhamento horizontal da cabeça foram diferentes entre 6-7 e 9 anos. O alinhamento horizontal da cabeça, o alinhamento horizontal das espinhas ilíacas ântero-superior (EIAS) e o alinhamento sagital do membro inferior também apresentaram interação significativa entre sexo e idade. Conclusão: Em média, a maioria dos resultados demonstra que há um alinhamento vertical e uma simetria horizontal nos ângulos analisados, com exceção do alinhamento sagital do membro inferior, do ângulo do tornozelo e do alinhamento sagital do corpo que não demostraram um alinhamento próximo do ideal. Logo, os escolares avaliados apresentam uma boa saúde musculoesquelética.

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Publicado

2022-03-31

Edição

Seção

Artigo Original

Dados de financiamento

Como Citar

1.
Souza TG de, Valle IMR, Batista ITS, Gomes LE, Carvalho RG da S. Avaliação postural: avaliação quantitativa da postura estática de crianças de seis a dez anos de idade. Acta Fisiátr. [Internet]. 31º de março de 2022 [citado 17º de dezembro de 2024];29(1):18-24. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/170112