Avaliação do nível de raciocínio clínico demonstrado por estudantes de Fisioterapia baseada na taxonomia SOLO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-0190.v32i1a232510

Palavras-chave:

Raciocínio Clínico, Aprendizagem, Classificação, Especialidade de Fisioterapia

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de raciocínio clínico demonstrado por estudantes de Fisioterapia por meio da taxonomia SOLO - Structure of Observing Learning Outcome. Método: Trata-se de estudo transversal, realizado em uma universidade pública no interior de Minas Gerais. Foram selecionados alunos do 6º, 8º e 10º períodos do curso de Fisioterapia para resolução de dois casos clínicos em fisioterapia traumato-ortopedia. Os dados foram analisados por 3 avaliadores especialistas. Resultados: Participaram 74 estudantes, a maioria do 10º período (41,9%). No caso clínico I, 100% dos participantes acertaram o diagnóstico clínico e 33,8% acertaram por completo o diagnóstico fisioterapêutico. Em relação aos critérios clínicos, 82,5% apresentaram raciocínio superficial. Nos critérios fisioterapêuticos, o raciocínio superficial correspondeu a 54,1%. No caso clínico II, 100% dos participantes acertaram o diagnóstico clínico e fisioterapêutico. O nível de raciocínio profundo foi atingido por 13,5% dos participantes em relação aos critérios clínicos e por 4,1% em relação aos critérios fisioterapêuticos. A respeito do tratamento, 100% da amostra atingiu o nível de raciocínio profundo para ambos os casos. Com relação aos diagnósticos, o raciocínio foi crescente entre os períodos analisados para o caso de ortopedia. Conclusão: O nível de raciocínio clínico desta amostra para resolução dos casos apresentados mostrou-se profundo para o planejamento do tratamento fisioterapêutico. Para os critérios diagnóstico clínico e/ou fisioterapêutico, o nível de raciocínio foi crescente entre os períodos para o caso clínico de ortopedia e não variável para o caso de traumatologia.

Downloads

Referências

Fornaziero CC, Gordan PA, Garanhani ML. O processo de ensino e aprendizagem do raciocínio clínico pelos estudantes de medicina da Universidade Estadual de Londrina. Rev Bras Educ Med. 2011;35(2):246-53. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200014

Zampieri RNVG, Muzeka ALP, Batista E, Israel VL. Metodologias ativas na graduação em fisioterapia neurofuncional infantil: um relato de experiência no processo ensino-aprendizagem. Rev Extensão Foco. 2022;(26):235-48. Doi: https://doi.org/10.5380/ef.v0i26.78792

Cerullo JASB, Cruz DALM. Raciocínio clínico e pensamento crítico. Rev Latino-Am Enfermagem. 2010;18:124-9. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000100019

Peixoto JM, Santos SME, Faria RMD. Processos de desenvolvimento do raciocínio clínico em estudantes de medicina. Rev bras educ med. 2018;42(1):75–83. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n4RB20160079

Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Clinical reasoning in nursing: teaching strategies and assessment tools. Rev Bras Enferm. 2017;70(3):662–8. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509

Aragão JCS, Almeida LS. Raciocínio clínico e pensamento crítico: desenvolvimento na educação médica. REIPE. 2017;(12):19-23. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.12.2259

Oliveira GG. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores [Dissertação]. Uberaba: Universidade de Uberaba; 2011.

Sampaio RF, Luz MT. Funcionalidade e incapacidade humana: explorando o escopo da classificação internacional da Organização Mundial da Saúde. Cad Saúde Pública. 2009;25(3):475-83. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000300002

Osti A. Concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem segundo a psicogênese piagetiana. Rev Educ. 2009;12(13):1-10.

Schmidt HG, Mamede S. How to improve the teaching of clinical reasoning: a narrative review and a proposal. Med Educ. 2015;49(10):961-73. Doi: https://doi.org/10.1111/medu.12775

Biggs JB, Collis KF. Evaluating the quality of learning: the SOLO taxonomy. New York: Academic Press; 1982.

Mol SM, Matos DAS. Uma análise sobre a taxonomia SOLO: aplicações na avaliação educacional. Estud Aval Educ. 2019;30(75):722-47. Doi: https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593

Oliveira NM, Banin ES, Bridi JCA, Oliveira LS, Tocha NN. Avaliação da aprendizagem: uma revisão sobre concepções e instrumentos de avaliação da aprendizagem da educação básica ao ensino superior. ACTIO: Docência em Ciências. 2021;6(3):1-21. Doi: https://doi.org/10.3895/actio.v6n3.14475

Ferreira FFG, Rocha MLPC. A Taxonomia SOLO nas teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil. REMATEC. 2020;15:32-46. Doi: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p32-46.id217

Chamberland M, St-Onge C, Setrakian J, Lanthier L, Bergeron L, Bourget A, et al. The influence of medical students' self-explanations on diagnostic performance. Med Educ. 2011;45(7):688-95. Doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2011.03933.x

Elvén M, Boersma K, Overmeer T. Assessing clinical reasoning in physical therapy: discriminative validity of the Reasoning 4 Change instrument. Physiotherapy. 2022;117:8-15. Doi: https://doi.org/10.1016/j.physio.2022.08.004

Tureck F, Souza S, Faria RMD. Estratégias de ensino do raciocínio clínico nos cursos de Medicina do Brasil - revisão integrativa. Rev Bras Educ Med. 2023;47(1):e017. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220032

Pimentel CM, Vieira JSBC, Costa JM, Barros MCS. Análise da implementação do modelo de ensino one minute preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma faculdade do nordeste brasileiro. Fisioter Bras. 2023;24(1):52-75. Doi: https://doi.org/10.33233/fb.v24i1.5335.

Burgess A, van Diggele C, Roberts C, Mellis C. Key tips for teaching in the clinical setting. BMC Med Educ. 2020;20(Suppl 2):463. Doi: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02283-2

Brentnall J, Thackray D, Judd B. Evaluating the clinical reasoning of student health professionals in placement and simulation settings: a systematic review. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(2):936. Doi: https://doi.org/10.3390/ijerph19020936

Elvén M, Welin E, Wiegleb Edström D, Petreski T, Szopa M, Durning SJ, et al. Clinical reasoning curricula in health professions education: a scoping review. J Med Educ Curric Dev. 2023;10:23821205231209093. Doi: https://doi.org/10.1177/23821205231209093

Gordon D, Rencic JJ, Lang VJ, Thomas A, Young M, Durning SJ. Advancing the assessment of clinical reasoning across the health professions: definitional and methodologic recommendations. Perspect Med Educ. 2022;11(2):108-114. Doi: https://doi.org/10.1007/s40037-022-00701-3

Willis BW, Campbell AS, Sayers SP, Gibson K. Integrated clinical experience with concurrent problem-based learning is associated with increased clinical reasoning of physical therapy students in the United States. J Educ Eval Health Prof. 2018;15:30. Doi: https://doi.org/10.3352/jeehp.2018.15.30

Vasconcelos CR, Ferreira AIS, Nascimento MJG, Lima MMA, Cavalcanti MMJ, Melo PVS. Modelo biopsicossocial como norteador do raciocínio clínico: relato de experiência. Rev CIF Brasil. 2021;13(1):5-9. Doi: https://doi.org/10.4322/cifbrasil.2021.003

Gilliland S, Wainwright SF. Patterns of Clinical Reasoning in Physical Therapist Students. Phys Ther. 2017;97(5):499-511. Doi: https://doi.org/10.1093/ptj/pzx028

Biz MCP, Chun RYS. Operacionalização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF, em um Centro Especializado em Reabilitação. CoDAS. 2020;32(2):e20190046. Doi: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192019046

Gama ACC, Mourão AM, Medeiros AM, Mancini PC, Machado TH, Santos LG, Gomes NR. Test for clinical reasoning evaluation in Speech-Language Pathology: content validity. Codas. 2024;36(4):e20230276. Doi: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20242023276pt

Mendes MA, Souza AR, Silva GM, Santos RP, Lima AF, Melo GR. Estratégias de ensino-aprendizagem do raciocínio clínico na graduação de enfermagem. ENIPE. 2017. Doi: https://doi.org/10.17648/enipe-2017-60290

Alves IS, Lopes MB. The importance of clinical reasoning for professional improvement of the physiotherapist in the health area. RSD. 2022;11(16):e119111637844. Doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.37844

Oliveira JCV, Peixoto AB, Marinho GEM, Peixoto JM. Ensino do Raciocínio Clínico Orientado pela Teoria dos Scripts de Doenças. Arq Bras Cardiol. 2022;119(5):14–21. Doi: https://doi.org/10.36660/abc.20220419

Landim DMP, Moreno-Neto JL, Soares JFS. Raciocínio clínico: percepções e práticas de estudantes de medicina. Rev Bras Educ Med. 2021;45(1):e032. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200062

Audétat MC, Laurin S, Dory V, Charlin B, Nendaz MR. Diagnosis and management of clinical reasoning difficulties: Part II. Clinical reasoning difficulties: Management and remediation strategies. Med Teach. 2017;39(8):797-801. Doi: https://doi.org/10.1080/0142159X.2017.1331034

Publicado

2025-03-20

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Souza TF, Vilela VC, Ameno WAA, Paulo LR, Aquino CF, Seixas AFAM, et al. Avaliação do nível de raciocínio clínico demonstrado por estudantes de Fisioterapia baseada na taxonomia SOLO. Acta Fisiátr. [Internet]. 20º de março de 2025 [citado 12º de abril de 2025];32(1):13-9. Disponível em: https://revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/232510