Santo Antônio de nó de pinho: expressão material de uma devoção mestiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i43pe206224

Palavras-chave:

catolicismo centro-africano, circularidades atlânticas

Resumo

Existentes no antigo Congo, na África Centro-ocidental, imagens de Santo Antônio foram lá confeccionadas e utilizadas de formas particulares. Quando relacionadas a esse contexto, pequenas imagens de Santo Antônio feitas no Vale do Rio Paraíba paulista ganham novos sentidos, só perceptíveis quando são consideradas as culturas de origem dos escravizados para lá levados. Este artigo atualiza a análise já feita pela autora em artigo anterior, trazendo novas informações acerca das circularidades atlânticas que uniram o sudeste paulista à África Centro-ocidental.

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Biografia do Autor

  • Marina de Mello e Souza, Universidade de São Paulo

    Marina de Mello e Souza é professora associada do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História Social. É livre docente em História da África pela USP, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em História da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). É autora de artigos publicados em revistas acadêmicas e de difusão do conhecimento histórico, e dos livros Paraty, a Cidade e as Festas, 1994 e 2008; Reis Negros no Brasil Escravista. História da Festa de Coroação de Rei Congo, 2001 e 2006; África e Brasil africano, 2006, 2008 e 2013, e Além do Visível. Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII), 2018 e 2021.

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Publicado

2022-12-22

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Seção

Artigos

Como Citar

Santo Antônio de nó de pinho: expressão material de uma devoção mestiça. África, [S. l.], n. 43, p. e206224, 2022. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.i43pe206224. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/206224.. Acesso em: 27 abr. 2024.