Santo Antônio de nó de pinho: expressão material de uma devoção mestiça

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.i43pe206224

Palabras clave:

catolicismo centro-africano, circularidades atlânticas

Resumen

Existentes no antigo Congo, na África Centro-ocidental, imagens de Santo Antônio foram lá confeccionadas e utilizadas de formas particulares. Quando relacionadas a esse contexto, pequenas imagens de Santo Antônio feitas no Vale do Rio Paraíba paulista ganham novos sentidos, só perceptíveis quando são consideradas as culturas de origem dos escravizados para lá levados. Este artigo atualiza a análise já feita pela autora em artigo anterior, trazendo novas informações acerca das circularidades atlânticas que uniram o sudeste paulista à África Centro-ocidental.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marina de Mello e Souza, Universidade de São Paulo

    Marina de Mello e Souza é professora associada do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História Social. É livre docente em História da África pela USP, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em História da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). É autora de artigos publicados em revistas acadêmicas e de difusão do conhecimento histórico, e dos livros Paraty, a Cidade e as Festas, 1994 e 2008; Reis Negros no Brasil Escravista. História da Festa de Coroação de Rei Congo, 2001 e 2006; África e Brasil africano, 2006, 2008 e 2013, e Além do Visível. Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII), 2018 e 2021.

Referencias

ETZEL, Eduardo. Imagens religiosas de São Paulo: apreciação histórica. São Paulo: Melhoramentos, 1971.

FARIAS, Joyce. “Revendo nós historiográficos: apontamentos sobre esculturas de santos-amuletos do Vale do Paraíba e suas origens africanas”. Modos, Campinas, v. 6, n. 1, p. 202-229, 2022.

FROMONT, Cécile. The Art of Conversion. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2014.

FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki. African Cosmology of the Bântu-Kôngo: Principles of Life & Living. Nova York: Athelia Henrietta Press, 2a edição, 2001 [1980].

HERSTAL, Stanislaw. Imagens religiosas do Brasil. São Paulo: Grafitec, 1956.

HILTON, Anne. The Kingdom of Kongo. Oxford: Oxford University Press, 1985.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. “O santo Antonio de nó de pinho”. In: GONDIM, Adenor. Arte e religiosidade no Brasil: heranças africanas. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1977.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. A imaginária paulista. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1999.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. “A imaginária dos escravos de São Paulo”. In: ARAUJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Museu Afro-Brasil, 2010. p.260- 269

LOPEZ, Duarte; PIGAFETTA, Filippo. Relação do reino do Congo e terras circunvizinhas. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1951.

RANDLES, William Graham Lister. L’ancien royaume du Congo des origines à la fin du XIXe siècle. Paris: Mouton, 1968.

SAPEDE, Thiago. Le roi e et le temps, le Kongo et le Monde: une histoire globale des transformations politiques du Royaume du Kongo (1780-1860), Paris, tese, École des hautes Études em Sciences sociales, 2020.

SLENES, Robert. “Saint Anthony at the crossroads in Kongo and Brazil: ‘creolization’ and identity politics in the black south Atlantic, ca. 1700-1850”. In: SANSONE, Livio; SOUMONNI, Elisée; BARRY, Boubacar (Orgs.). Africa, Brazil and the Construction of Transatlantic Black Identities. Trenton: Africa World Press, 2008. p. 209-254.

SOUZA, Marina de Mello. “Revisitando o Antonianismo”. In: ASSIS, Angelo Adriano Faria; MUNIZ, Polyanna Gouveia Mendonça; MATTOS, Yllan (Orgs.). Um historiador por seus pares: trajetórias de Ronaldo Vainfas. São Paulo: Alameda, 2017. p. 241-261.

SOUZA, Marina de Mello. “Santo Antonio de nó de pinho e o catolicismo afro-brasileiro”. Tempo, v. 6, n. 11, p. 171-188, 2001.

SOUZA, Marina de Mello. Além do visível: poder, catolicismo e comércio no Congo e em Angola (séculos XVI e XVII). São Paulo: edUSP, 2020.

THORNTON, John. The Kingdom of Kongo: Civil War and Transition, 1641-1718. Madison: University of Wisconsin Press, 1992.

THORNTON, John. The Kongolese Saint Anthony: Dona Beatriz Kimpa Vita and the Anthonian Movement, 1684-1706. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

VANSINA, Jan. Kingdoms of the savana. Madison: The University of Wisconsin Press, 1970.

VOS, Jelmer. Kongo in the Age of Empire, 1860-1913: The Breakdown of a Moral Order. Madison: The University of Wisconsin Press, 2015.

WANNYN, Robert. L’Art Ancien du Métal au Bas-Congo. Bruxelas: Éditions du Vieux Planquesaule, 1961.

WEEKS, John. Among the Primitive Bakongo. Nova York: Negro Universities Press, 1969.

Publicado

2022-12-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SOUZA, Marina de Mello e. Santo Antônio de nó de pinho: expressão material de uma devoção mestiça. África, [S. l.], n. 43, p. e206224, 2022. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.i43pe206224. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/206224.. Acesso em: 24 nov. 2024.