Signifying blackness: the black aesthetic revisited

Auteurs

  • Oyeniyi Okunoye Obafemi Awolowo University, Ile-Ife, Nigéria.

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p121-128

Mots-clés :

estética negra, arte negra, negritude, teoria.

Résumé

Este pequeno texto procura problematizar certas noções que vão contra a tentativa de formulação de uma teoria da arte negra. Para isso, são utilizadas, em parte, as teorias relacionadas com o público para delinear um caminho alternativo para uma teoria da estética negra. Mas, principalmente, é defendido que uma teoria da arte negra que queira ter uma certa credibilidade, deve reconhecer as preferências compartilhadas pelas várias populações negras no mundo. ademais, esta teoria deve também reconhecer o vínculo entre as várias formas de expressão cultural -- literatura, música, pintura, teatro e cinema -- existentes dentro do universo cultural do mundo negro.

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Publiée

2004-12-09

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

OKUNOYE, Oyeniyi. Signifying blackness: the black aesthetic revisited. África, [S. l.], n. 22-23, p. 121–128, 2004. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i22-23p121-128. Disponível em: https://revistas.usp.br/africa/article/view/74604.. Acesso em: 16 févr. 2025.