África – Arte Negra (1969/1970): anatomia de uma exposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e13

Palavras-chave:

Exposição, Arte africana, IFAN, Museu, Fotografia

Resumo

A exposição África – Arte Negra foi realizada entre o final de 1969 e o início de 1970 no então Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de São Paulo e, depois, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Trata-se da segunda exposição de arte africana do Instituto Fundamental da África Negra de Dacar no Brasil. A partir de um corpus iconográfico de 50 fotografias desta exposição, o presente artigo faz um estudo da forma e da estrutura expográfica, bem como de suas partes. Através da história visual, destaca-se a museologia das chamadas “artes negras” no Brasil durante os primeiros anos da ditadura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sílvio Marcus de Souza Correa, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em sociologia pela Westfälische Wilhelms-Universität de Münster (Alemanha) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, foi pesquisador visitante em várias instituições estrangeiras, como o CNRS do Canadá, o Instituto de Estudos Avançados de Paris e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordenador do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da UFSC e do Grupo de Pesquisa História da África e Cultura Visual junto ao CNPq. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre as coleções africanas em museus do Brasil como pesquisador visitante no Instituto Nacional de História da Arte de Paris (França). E-mail: silviomscorrea@gmail.com.

Referências

Fontes hemerográficas

A TRIBUNA. Santos, 12 dez. 1969.

CORREIO BRAZILIENSE. Brasília, 18 mar. 1970.

CORREIO BRAZILIENSE. Brasília, 17 abr. 1970.

CORREIO BRAZILIENSE. Brasília, 19 abr. 1971.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 16 jan. 1968.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 18 jan. 1968.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 2 fev. 1968.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 3 fev. 1968.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 5 mai. 1968.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 9 abr. 1970.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 15 abr. 1970.

CORREIO DA MANHÃ. Rio de Janeiro, 17 abr. 1970.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Rio de Janeiro, 12 dez. 1969.

DIÁRIO DO PARANÁ. Curitiba, 24 fev. 1970.

JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 21 jul. 1965.

JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 15 jan. 1967.

JORNAL DO BRASIL. Rio de Janeiro, 5 fev. 1968.

Fontes iconográficas

Fotografias da Exposição África – Arte Negra. Arquivo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

Fontes impressas

FOUGEYROLLAS, Pierre. Universalidade e atualidade da arte africana. In: África, Arte Negra. São Paulo: MAA-USP, 1969. p. 4.

MAA. África, Arte Negra. São Paulo: MAA-USP, 1969.

MAM. África, Arte Negra. Rio de Janeiro: MAM, 1970.

MENESES, Ulpiano T. B. Apresentação. In: África, Arte Negra. São Paulo: MAA-USP, 1969. p. 5-6.

SENGHOR, Henri. O sentido da arte negra. In: África, Arte Negra. São Paulo: MAA-USP, 1969. p. 3.

THIAM, Bodiel. Catálogo. In: África, Arte Negra. São Paulo: MAA-USP, 1969. p. 7-8.

Fontes manuscritas e datilografadas

MELLO Jr., Donato. Discurso [em francês]. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MT, Rio de Janeiro, 26 set. 1964.

MELLO Jr., Donato. Exposição de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MT, Rio de Janeiro, 11 nov. 1964.

SÃO PAULO não verá exposição do Senegal. Documentos relativos à exposição do IFAN. Acervo do Museu de Arte Contemporânea.

Livros, artigos e teses

BALOGUN, Ola. Formes et expressions dans les arts africains. In: Introduction à la culture africaine. Paris: Unesco, 1977.

BARATA, Mário. A escultura de origem negra no Brasil. Brasil – Arquitetura Contemporânea. Rio de Janeiro, n. 9, p. 51-56, 1957. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/es/item/1110424. Acesso em: 2 fev. 2024.

BEVILACQUA, Juliana R. da Silva. Histórias entrelaçadas: um panorama das exposições de arte africana no MASP. Modos: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 1, p. 122-148, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667204

BIRO, Yaëlle. Fabriquer le regard. Marchands, réseaux et objets d’art africains à l’aube du XXe siècle. Dijon: Les presses du réel, 2018.

BONDAZ, Julien; TAGRO, Francis Gnoleba. De l’ethnologie coloniale à la diplomatie muséale. La nationalisation du musée d’Abidjan (Côte d’Ivoire, 1942-1978). Gradhiva, Paris, v. 34, p.74-93, 2022. DOI: 10.4000/gradhiva.6398

CORREA, Silvio M. de Souza. O Brasil na mira de Senghor: a primeira exposição de arte africana após o golpe de 1964. Visualidades, [s. l.], v. 21, p.1-31, 2023. DOI: 10.5216/v.v21.75858

DÁVILA, Jerry. Hotel Trópico. O Brasil e o desafio da descolonização africana, 1950-1980. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

DIAGNE, Souleymane Bachir. Léopold Sédar Senghor. L’art africain comme philosophie. Paris: Riveneuve, 2019.

DIOUF, Mamadou; MURPHY, Maureen (org.). Déborder la Négritude. Arts, politique et société à Dakar. Dijon: Les presses du réel, 2020.

FABRIS, Annateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.

FREYRE, Gilberto. Para uma sociofotografia. In: O retrato brasileiro. Fotografias da Coleção Francisco Rodrigues 1840-1920. Recife: Funarte/Fundação Joaquim Nabuco, 1983. p. 15-26.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020a.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020b.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 73-98, 1996.

MURPHY, Maureen. De l’imaginaire au musée. Les arts d’Afrique à Paris et à New York (1931 à nos jours). Dijon: Les presses du réel, 2020.

RAMOS, Arthur. Arte negra no Brasil. Cultura, Rio de Janeiro, ano I, n. 2, p. 189-211, 1949.

SALUM, Marta H. L. Vistas sobre arte africana no Brasil: lampejos na pista da autoria oculta de objetos afro-brasileiros em museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 163-201, 2017. DOI: 10.1590/1982-02672017v25n02d07

SALUM, Marta H. L.; CERAVOLO, Suely M. Considerações sobre o perfil da coleção africana e afro-brasileira no MAE-USP. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v. 5, p. 167-185, 1993. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.1993.109174

SAVOY, Bénédicte. Le long combat de l'Afrique pour son art. Histoire d'une défaite postcoloniale. Paris: Seuil, 2023.

SKOLAUDE, Mateus; LIMA, Matheus. Entre Escritos e Eventos. Gilberto Freyre e o Congresso Afro-Brasileiro. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021.

SUREMAIN, Marie-Albane. L'IFAN et la “mise en musée” des cultures africaines (1936-1961). Outre-mers, [s. l.], tome 94, n. 356-357, p.151-172, 2007. DOI: 10.3406/outre.2007.4289

VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, 2023. Disponível em: https://ea.fflch.usp.br/instituicoes/mae-usp. Acesso em: 16 fev. 2024.

ZAHAN, Dominique. Antilopes du soleil – Arts et rites agraires d'Afrique noire. Viena: A. Schendl Verlag, 1980.

Sites

ACERVO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP. Disponível em: https://mae.usp.br/acervo-on-line/. Acesso em: jan. 2024.

HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: jan. 2024.

INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS. Disponível em: http://www.abdias.com.br/museu_arte_negra/abdias_man.htm. Acesso em: 16 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Edição

Seção

Museus

Dados de financiamento

Como Citar

CORREA, Sílvio Marcus de Souza. África – Arte Negra (1969/1970): anatomia de uma exposição. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 33, p. 1–28, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672025v33e13. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/222675.. Acesso em: 23 jun. 2025.