Redescobrindo a relevância dos materiais e das técnicas na obra de Lygia Clark: uma análise artística e histórica dos Bichos e Trepantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e16Palavras-chave:
Lygia Clark, Bichos e Trepantes, Materiais e técnicas, Alumínio e aço inoxidávelResumo
Esse artigo se propõe a examinar os aspectos materiais, técnicos e estéticos das obras da artista brasileira Lygia Clark produzidas nas séries Bichos e Trepantes. Embora essas séries sejam bastante conhecidas, a maioria dos artigos e catálogos analisa as esculturas do ponto de vista conceitual e poético, ignorando a escolha do material, as ligas metálicas em alumínio e as ligas metálicas em aço inoxidável. Por que a artista optou por esses materiais? Ela fabricou suas obras ou contou com o auxílio de outros profissionais? Que dificuldades foram encontradas durante o processo de fabricação das obras? Por que algumas obras apresentam um acabamento “imperfeito” e outras não? Por que algumas são coloridas e outras não? E, finalmente, isso é relevante para a apreciação dessas obras? Essas questões serão discutidas tendo em vista fontes históricas diversas (correspondência da artista com amigos, anotações pessoais, cartas, diários, bilhetes, notícias de época publicadas em jornais, entrevistas e registros fotográficos). Organizamos este artigo segundo uma ordem cronológica, com início em 1959 e término em 1988. Esperamos que os resultados encontrados possam auxiliar futuras pesquisas em crítica de arte, museologia e conservação.
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