O uso dos textos nas exposições museológicas entre museus no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e14Palavras-chave:
Museu, Museologia, Comunicação, Exposição, Variações textuaisResumo
Os textos expográficos, ou seja, o impacto textual na veiculação da mensagem e a sua integração ao design expositivo. A metodologia combinou levantamento bibliográfico e visitas técnicas realizadas entre agosto e dezembro de 2023. O referencial teórico tem como base as orientações técnicas do Instituto Brasileiro de Museus em autores como Herreman (2015), Gob e Drouguet (2014), Lord & Lord (2001) Uzeda (2017, 2020), Cury (2005a, 2005b), Scheiner (2001, 2003), Silverstone (2002) e Rizzi (1998). Os resultados apontaram que os textos expográficos são fundamentais na comunicação museológica, fortalecendo a interação dos visitantes com o patrimônio. O estudo indica também recomendações sobre legibilidade e leiturabilidade para a aplicação comunicacional e evidencia que, mesmo com as variações textuais, o conteúdo escrito é um elemento central na mediação entre o público e as coleções museológicas. Por fim, como contribuição, o estudo propõe refletir que os variados elementos textuais presentes nas exposições em museus funcionam não apenas como informação, mas integram a composição com os objetos e as imagens expostas.
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Referências
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