O uso dos textos nas exposições museológicas entre museus no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e14

Palavras-chave:

Museu, Museologia, Comunicação, Exposição, Variações textuais

Resumo

Os textos expográficos, ou seja, o impacto textual na veiculação da mensagem e a sua integração ao design expositivo. A metodologia combinou levantamento bibliográfico e visitas técnicas realizadas entre agosto e dezembro de 2023. O referencial teórico tem como base as orientações técnicas do Instituto Brasileiro de Museus em autores como Herreman (2015), Gob e Drouguet (2014), Lord & Lord (2001) Uzeda (2017, 2020), Cury (2005a, 2005b), Scheiner (2001, 2003), Silverstone (2002) e Rizzi (1998). Os resultados apontaram que os textos expográficos são fundamentais na comunicação museológica, fortalecendo a interação dos visitantes com o patrimônio. O estudo indica também recomendações sobre legibilidade e leiturabilidade para a aplicação comunicacional e evidencia que, mesmo com as variações textuais, o conteúdo escrito é um elemento central na mediação entre o público e as coleções museológicas. Por fim, como contribuição, o estudo propõe refletir que os variados elementos textuais presentes nas exposições em museus funcionam não apenas como informação, mas integram a composição com os objetos e as imagens expostas.

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Biografia do Autor

  • Alice Registro Fonseca, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda em museologia e patrimônio na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPG-PMUS Unirio/MAST, bolsista Capes. Mestre em artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em gestão de museus pela Universidade Candido Mendes, em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) e a Expomus. Bacharel e licenciada em artes plásticas pela UFU. Entre 2014 e 2022 exerceu o cargo de gestora executiva do Museu Casa da Memória Italiana (Ribeirão Preto-SP). Entre 2013 e 2014 foi educadora do. Possui experiências profissionais em documentação, pesquisa e ações educativas e culturais no Museu da Cana (Pontal-SP), no W espaço de arte e MARP (Ribeirão Preto-SP), estágio no MUnA Museu Universitário de Uberlândia e no Museu dos Povos Indígenas (Uberlândia) e voluntária como tour guide no Museum London (Canadá). É membro ICOM, integrante do Comitê Internacional para a Educação e Ação Cultural (CECA), desde 2013. E-mail: aliceregistro@gmail.com.

  • Eliza Hasselmann, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda em museologia e patrimônio na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPG-PMUS Unirio/MAST, bolsista Capes, realizou doutorado sanduiche durante o período de novembro de 2024 a fevereiro de 2025, na University College London (UCL) Londres Reino Unido.; mestre em ciência do patrimônio cultural pela Universidade Federal do Pará. Especialista pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) em auditoria; avaliações e perícias de engenharia e especialista em história e memória da arte pela Universidade da Amazônia. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Pará. É membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) desde 2024, participando do Comitê Internacional de Gestão de Museus. Associada a Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da informação ( ANCIB) desde 2024. E-mail: elizahasselmann@edu.unirio.br.

  • Millah Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Mestranda em museologia e patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação Museologia e Patrimônio Unirio/MAST, em andamento. Possui graduação em museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem (MEI/Unirio). Mediadora voluntária na Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Monitora da disciplina Museologia I do curso de museologia da Unirio. Estagiária voluntária no Museu de Arte do Rio de Janeiro, no setor de Museologia e Montagem. Bolsista do Projeto do Programa de Educação Tutorial “Museologia: Ensino experimental para a mudança social”, coordenado pelo Professor Bruno Brulon. Bolsista do Projeto de Extensão “#MuseologiaPresente! – atos, performances e rodas de conversa com a Museologia”. E-mail: millahgomes@gmail.com.

  • Helena Cunha de Uzeda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Museóloga pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio. Mestrado em história e crítica da arte e doutorado em artes visuais ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Escola de Belas Artes/UFRJ. Professora Associada 3 da Escola de Museologia da Unirio. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Museologia e patrimônio PPG-PMUS (Unirio – MAST) e coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento de Exposições (Ladex/Unirio); Membro do ICTOP – Comitê Internacional de Formação de Pessoal para Museus - International Council of Museums (ICOM). Coordena Projeto de Cultura (Extensão POREXC – Unirio) que alimenta o Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos (SISGAM) com o acervo do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) em parceria com a Gerência de Museus da Prefeitura do Rio de Janeiro. E-mail: helena.uzeda@unirio.br.

  • Priscila Faulhaber , Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Possui mestrado em antropologia pela Universidade de Brasília e doutorado em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em antropologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Atualmente, é pesquisadora titular III no Museu de Astronomia e Ciências Afins, professora do corpo permanente da Pós-Graduação em museologia e patrimônio da Unirio, professora colaboradora do PPGAS da UFAM e editora associada do Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi. E-mail: priscila@mast.br.

Referências

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Museus

Como Citar

FONSECA, Alice Registro; HASSELMANN, Eliza; GOMES, Millah; UZEDA, Helena Cunha de; FAULHABER , Priscila. O uso dos textos nas exposições museológicas entre museus no Rio de Janeiro. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 33, p. 1–36, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672025v33e14. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/227156.. Acesso em: 23 jun. 2025.