Ensaios de História Econômica e Financeira
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02671961TomoXVe1Resumen
As páginas que se seguem encerram ensaios que em diversas épocas publiquei. A princípio na Revista Industrial de S. Paulo, excelente mensário, infelizmente desaparecido, a que dirigia Honório de Sylos com verdadeiro brilho e a competência que todos lhe conhecem. Depois no Digesto Econômico o periódico de alta valia, órgão da Associação Comercial de S. Paulo e da Federação do Comércio do Estado de S. Paulo, cujos sete anos de existência se balisou pela divulgação de centenas de artigos originais subscritos por muitos dos mais prestigiosos especialistas contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, ou assuntos econômicos e sociais. E periódico a que imprime a mais elevada orientação a inteligência, e o zelo de Antônio Guntijo de Carvalho, em notável superioridade de vistas aliada ao critério de escolher o conhecimento dos valores. O estudo sobre o livro borrador dos negócios do Padre Guilherme Pompeu de Almeida, o famoso creso paulista dos albores do grande ciclo do ouro encerra análise ainda perfuntória, de que se pode haurir para a história económica de S. Paulo e do Brasil, das páginas desse documentário que suponho seja o mais velho do gênero existente em S. Paulo. No segundo ensaio aproveitei documentação absolutamente inédita, obtida graças ao serviçalismo de Eugênio Vilhena de Moraes, o incomparável diretor do nosso Arquivo Nacional. Penso que encerre a mais vultosa e completa cópia de dados estatísticos conjugados, sobre as condições demográficas e económicas de S. Paulo colonial, até hoje divulgada, pois data de 1801. No terceiro estudo procurei fazer um apanhado o mais objetivo possível, de que foi o Ensilhamento de 1889-1891 e suas funestíssimas consequências para a paz, a economia, o progresso e a reputação do Brasil. Para isto me vali dos dados das estatísticas oficiais, e a isto sobretudo me ative certo de que para o julgamento do fácies deste período de desvairo coletivo nada mais há mais eloquente de que o exame de apresentação dos números. Ao prezado e ilustre amigo Dr. Sérgio Buarque de Holanda, é-me muito grato entregar estes originais, generosamente solicitados, para que sejam impressos nos Anais do Museu Paulista, periódico que fundei e hoje em boa hora entregue à direção de seu culto espírito.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1961 Affonso d'E. Taunay

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
