Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer
DOI :
https://doi.org/10.1590/1982-02672017v25n0107Mots-clés :
História do mobiliário, Miniaturas, Santana MestraRésumé
Este artigo trata das miniaturas de móveis, as quais possivelmente despertam interesse desde que os móveis em tamanho real se tornaram elementos de civilização. Embora as miniaturas de mobília possam ser observadas por suas funções ritualísticas e mortuárias desde a Antiguidade como forma de atender às necessidades da vida além da morte, também são reconhecidas como símbolos de móveis reais e percebidas por seu caráter lúdico, como peças de brinquedo, ou por sua função, como peças de uso. Porém, há outro aspecto relativo ao elaborado processo de feitio de móveis no século XVIII, em que um artesão qualificado deveria demonstrar sua capacidade de produzir peças em miniatura perfeitamente iguais àquelas em tamanho natural. Seria possível estabelecer ainda uma via de compreensão dos móveis em miniatura: a presença de tais objetos de dimensões reduzidas na estatuária sacra brasileira colonial, tomando como exemplo o trono de Santana Mestra, o que nos leva à interpretação de um significado duplo - uma devoção específica somada à demonstração de um savoir-faire.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2017-04-01
Numéro
Rubrique
Études de la culture matérielle / Dossier
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Comment citer
BRANDÃO, Angela. Móveis em miniatura: a demonstração de um saber fazer. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 169–197, 2017. DOI: 10.1590/1982-02672017v25n0107. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/139678.. Acesso em: 21 nov. 2024.