Ponte dos Jesuítas, Rio de Janeiro (RJ)
uma análise de seus elementos com base na integração de registros textuais, iconográficos e petrográficos
DOI :
https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e06Mots-clés :
Engenharia Jesuítica, Cantaria, Ponte de Alvenaria, Santa CruzRésumé
Considerada a mais importante obra de engenharia brasileira do século XVIII, a Ponte dos Jesuítas, tombada pelo Iphan em 1938, foi construída por religiosos inacianos como parte de um sistema complexo de drenagem e irrigação da Fazenda Santa Cruz, localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho aqui apresentado é o primeiro estudo sistemático dos elementos da ponte, realizado com o objetivo de identificar alterações de seus traços originais por meio da integração de textos, imagens históricas e estudo petrográfico das rochas utilizadas como cantarias. Os resultados permitiram reconhecer sinais de intervenções de diferentes períodos e identificar funções de alguns elementos construtivos da obra.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).