A representação da realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-47142006000100008Mots-clés :
Retrato, D. João VI, D. Pedro I, Jean-Baptiste Debret, Henrique José da Silva, Hyacinthe RigaudRésumé
Jean-Baptiste Debret, pintor de história e integrante da Missão Artística Francesa de 1816, em seu álbum iconográfico Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, realizou ilustrações referentes aos usos e costumes brasileiros. Uma parte de sua obra foi dedicada à vida de corte no Rio de Janeiro. Pretendemos, neste artigo, analisar a concepção do Retrato de D. João VI e do Retrato de D. Pedro I, imagens oficiais da realeza no Brasil, produzidas pelo artista francês. Há, em Debret, uma clara contraposição entre os retratos do pai D. João e do filho Pedro, oferecendo-nos chaves interpretativas para os momentos políticos em questão. Pretendemos analisar e contrapor as imagens, no sentido de sua descrição física, da presença diferencial dos atributos e de sua representação política, evidenciando as mudanças iconográficas entre os retratos e destacando a importância dos modelos europeu e americano nas composições.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2006-06-01
Numéro
Rubrique
Études de la culture matérielle
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Comment citer
DIAS, Elaine. A representação da realeza no Brasil: uma análise dos retratos de D. João VI e D. Pedro I, de Jean-Baptiste Debret . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 243–261, 2006. DOI: 10.1590/S0101-47142006000100008. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5441.. Acesso em: 11 déc. 2024.