Museus de ciência e seus visitantes no início do século XXI: estudo longitudinal da visitação espontânea de cinco instituições da cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v30e3

Palavras-chave:

Estudo de público, Museu de ciência, Visitante espontâneo, Estudo longitudinal

Resumo

Museus de ciência e seus visitantes é um estudo longitudinal realizado pelo
Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) com o objetivo de acompanhar o perfil e a opinião do público de visitação espontânea em cinco museus de ciência da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa quadrienal é realizada com visitantes não agendados, maiores de 15 anos, por meio de um questionário autoaplicado com 28 questões objetivas sobre o perfil do visitante, antecedentes e circunstâncias da visita, opinião e seus hábitos culturais. Os dados relativos aos 8.706 respondentes das quatro etapas da pesquisa, realizadas em 2005, 2009, 2013 e 2017, foram tratados estatisticamente e revelam padrões e alterações no perfil e na visão do público sobre a visita a essas instituições. Destaca-se a prevalência da indicação de outros visitantes e do boca a boca digital como meio de divulgação para o conhecimento do museu. O estudo apontou a satisfação dos visitantes em todos os museus e a perspectiva de retorno em nova visita nos doze meses seguintes. Outros achados se sobressaem: a crescente presença feminina a cada rodada, o aumento da autodeclaração de pretos e pardos, a queda sucessiva na renda domiciliar declarada, além do aumento de visitantes que não exercem atividade remunerada. Entretanto, a parcela da população com maior escolaridade e renda é a que mais frequenta os museus, indicando que a exclusão social ainda configura um problema que deve ser permanentemente estudado e debatido, com vistas à democratização da cultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Mano, Casa de Oswaldo Cruz

    Doutora em ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Docente do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Museu da Vida/COC/ Fundação Oswaldo Cruz) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). E-mail: sonia.mano@fiocruz.br

  • Sibele Cazelli, Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTI) e do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). E-mail: sibele@mast.br

  • Mônica Santos Dahmouche , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em física pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase em Física Atômica. Professora da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Diretora científica do Museu Ciência e Vida. Docente do Mestrado  em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz). Pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). E-mail: monicacecierj@gmail.com

  • Andréa Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Escola de Museologia

    Doutora em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Educadora na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN- -UFRJ). Docente no Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). E-mail: andrea@mn.ufrj.br

  • José Sergio Damico, Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus

    Mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Museu da Vida/ COC/Fiocruz). Pesquisador do Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia (OMCC&T). E-mail: sergiodamico27@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Adriana Mortara. Estudos de público: a avaliação de exposição como instrumento para compreender um processo de comunicação. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v. 5, p. 325-334, 1995. Disponível em: https://bit.ly/30t3R1B. Acesso em: 8 out. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA. Centros e museus de ciências do Brasil 2005. Rio de Janeiro: ABCMC, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA. Centros e museus de ciência do Brasil 2009. Rio de Janeiro: ABCMC, 2009.

BIALOGORSKI, Mirta; RECA, María Marta (comp.). Museos y visitantes: ensayos sobre estudios de público en Argentina. Buenos Aires: Icom Argentina, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3BMmWJY. Acesso em: 10 set. 2020.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. L’amour de l’art, les musées d’art européens et leur public. Paris: Éditions de Minuit, 1969.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e tecnologia no Brasil: resultados da enquete de 2010. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2YNGCP1. Acesso em: 26 mar. 2021.

CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. As pesquisas de público no Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 34, p. 395-412, 2002. Disponível em: https://bit.ly/3lG5q4j. Acesso em: 17 mar. 2021.

CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. Museu da República’s Visitor Study. In: ANNUAL CONFERENCE CECA/ICOM, 1997, Rio de Janeiro. Proceedings […]. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1998. p. 68-69. Disponível em: https://bit.ly/3j4VM9P. Acesso em: 15 mar. 2021.

CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Alberto Quadros; GOMES, Isabel Lourenço; VALENTE, Maria Esther Alvarez. Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 203-223, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3AJjMFc. Acesso em: 1 mar. 2021.

CAZELLI, Sibele; FALCÃO, Douglas; VALENTE, Maria Esther. Visita estimulada e empoderamento: por um museu menos excludente. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 66-84, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2YMV61B. Acesso em: 16 set. 2020.

CAZELLI, Sibele et al. Do observatório de museus e centros culturais ao observatório de museus e centros de ciência e tecnologia: caminhos percorridos. In: COSTA, Andréa Fernandes et al. (org.). A colaboração entre museus: ações educativas, pesquisa e produção de conhecimento. Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, 2019. p. 43-61. Disponível em: https://bit.ly/2WT1aoA. Acesso em: 14 set. 2020.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros: percepção pública da C&T no Brasil: 2015. Brasília, DF: CGEE, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2YSuMmo. Acesso em: 15 out. 2020.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Percepção pública da C&T no Brasil – 2019: resumo executivo. Brasília, DF: CGEE, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2YSNmLL. Acesso em: 5 out. 2020.

COGAN, Andrea. Pesquisa de público no Museu Militar do Comando Militar do Sul: quem são seus visitantes? Mouseion, Canoas, n. 10, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3DG34Zj. Acesso em: 15 set. 2020.

COIMBRA, Carlos Alberto Quadros et al. Ampliando audiências: por um museu menos excludente. Diálogos de la Comunicación, [s. l.], n. 88, p. 1-21, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3mML3BG. Acesso em: 5 abr. 2021.

COSTA, Andréa, Fernandes et al. Pessoas com deficiência em museus de ciência: perfil e opinião dos visitantes espontâneos. Interfaces Científicas: Humanas e Sociais, Aracaju, v. 9, n. 1, p. 55-72, 2021. DOI: 10.17564/2316-3801.2021v9n1p55-72.

CURY, Marília Xavier. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico metodológica para os museus. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 365-380, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3j24e9T. Acesso em: 16 set. 2020.

DATAFOLHA. Hábitos culturais dos cariocas: população residente na cidade do Rio de Janeiro com 12 anos ou mais: versão 2. São Paulo: Datafolha, 2013. Disponível em: https://bit.ly 3aO6mxu. Acesso em: 21 out. 2020.

DÉRIOZ, Cécile. Les publics: facteurs d’évolutions? Changements organisationnels dans les musées et les bibliothèques. Lyon: Ecole Nationale Supérieures de Lettres et Sciences humaines, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3mW90H2. Acesso em: 22 set. 2020.

FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. The museum experience revisited. Walnut Creek: Left Coast, 2013.

GUIMARÃES, Vanessa et al. Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia – OMCC&T. In: CONGRESSO DE LA REDPOP 2017: CONEXIONES, NUEVAS MANERAS DE POPULARIZAR LA CIENCIA, 15., 2017, Buenos Aires. Libro de Memorias […]. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2018. p. 556-561. Disponível em: https://bit.ly/3BJUSH2. Acesso em: 16 set. 2020.

GUTERRES, Rafael Fraga. Entre o mar e o militar: o visitante do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. 2013. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Museu de Astronomia e Ciências Afins, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3FK0PWN. Acesso em: 9 out. 2020.

JLEIVA CULTURA & ESPORTE. Seminário Perfil Cultural dos Cariocas. Rio de Janeiro: Jleiva Cultura & Esporte, 2015. Disponível em https://bit.ly/3FmY1Oi. Acesso em: 21 out. 2020.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda (coord.). Pesquisa perfil-opinião 2009: museus do Rio de Janeiro 2009. Brasília, DF: Fundação Oswaldo Cruz, 2012.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda; PEREIRA, Marcele Regina Nogueira. Museus e seus arquivos: em busca de fontes para estudar os públicos. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 809-828, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3BUfNac. Acesso em: 17 out. 2020.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda; CAZELLI, Sibele; LIMA, José Matias de. Museus e seus visitantes: relatório de pesquisa perfil-opinião 2005. Brasília, DF: Gráfica e Editora Brasil, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3p50TdF. Acesso em: 18 set. 2020.

LEIVA, João. Cultura nas capitais: como 33 milhões de brasileiros consomem diversão e arte. Organização de João Leiva e Ricardo Meirelles. Rio de Janeiro: 175 Street, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2YPxPfQ. Acesso em: 21 out. 2020.

LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Brasília, DF: Editora UNB, 2009.

LORESECHA, Belén Zuazúa de. Análisis cronológico de la evolución de los estudios de públicos en México y el mundo. Una visión introductoria. In: CASTELLANOS, Leticia Pérez (coord.). Estudios sobre públicos y museos: volumen I: públicos y museos: ¿Qué hemos aprendido? Ciudad de México: Escuela Nacional de Conservación, Restauración y Museografía del Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2016. p. 46-74. Disponível em: https://bit.ly/3FL8rsb. Acesso em: 25 out. 2020.

MAIRESSE, François. La notion de public. In: VIEREGG, Hildegard (ed.). Museology and Audience/Museología y El Público de Museos. Munich: Icofom, 2005. p. 7-25. Disponível em: https://bit.ly/3vkCEcQ. Acesso em: 1 abr. 2021.

MANO, Sonia; DAMICO, José Sergio. O que dizem os ausentes: um estudo qualiquantitativo sobre visitas agendadas e não realizadas no Museu da Vida 2002-2011. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3FQgjZc. Acesso em: 17 out. 2020.

MANO, Sonia et al. Museus de ciência e seus visitantes: estudo longitudinal 2005, 2009, 2013. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2YNoDZr. Acesso em: 17 out. 2020.

MARANDINO, Martha et al. A percepção de biodiversidade em visitantes de museus: um estudo no Brasil e na Dinamarca antes da visita. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 188, p. 97-112, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3FNnJwr. Acesso em: 10 out. 2020.

MUÑOZ-ARÉYZAGA, Eréndira. Desarrollo de estudios de públicos de museos en México: una visión introductoria. La Colmena, Toluca, n. 94, p. 67-83, 2017. Disponível em: https://bit.ly /2YyIX0b. Acesso em: 10 out. 2020.

OBSERVATÓRIO DE MUSEUS E CENTROS CULTURAIS. Pesquisa perfil-opinião 2006-2007. São Paulo: OMCC, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3Bmvgji. Acesso em: 10 set. 2020.

OBSERVATÓRIO DE MUSEUS E CENTROS CULTURAIS. Pesquisa piloto perfil: opinião 2005: onze museus e seus visitantes: Rio de Janeiro e Niterói. Rio de Janeiro: OMCC, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3agiLKb. Acesso em: 10 set. 2020.

OBSERVATÓRIO IBERO-AMERICANO DE MUSEUS. Sistema de coleta de dados de público de museus do Observatório Ibero-americano de Museus. Madri: Universidad Complutense de Madri, jul. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3pi0PYv. Acesso em: 05 mar. 2021.

SCHMILCHUK, Graciela. Públicos de museos, agentes de consumo y sujetos de experiencia. Alteridades, Ciudad de México, v. 22, n. 44, p. 23-40, 2012. Disponível em: https://bit.ly /3uMEItO. Acesso em: 2 set. 2020.

SELLI, Paula Hilst. Crianças, museus e formação de público em São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3ACCaQ5. Acesso em: 29 jan. 2021.

SILVA, Anaelissa Carinne dos Santos; LORENZETTI, Leonir; SILVA, Camila Silveira. Divulgação Científica em um Museu de Ciências: um estudo de público tendo como foco as famílias visitantes. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 36-53, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3aAvnfi. Acesso em: 17 mar. 2021.

STUDART, Denise Coelho. O público de famílias em museus de ciência. In: Marandino, Martha; Almeida, Adriana Mortara; Valente, Maria Esther (org.). Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. p. 95-120.

TAVARES, T. T.; CARVALHO, V. C. Perfil socioeconômico dos frequentadores do Centro Cultural do Banco do Brasil. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) – Escola Nacional de Ciências Estatísticas-IBGE, Rio de Janeiro, 1999.

WAGENSBERG, Jorge. O museu “total”, uma ferramenta para a mudança social. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 309-321, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3BDIyIe. Acesso em: 5 out. 2020.

WEST JR., Walter Richard. Cultural interpretation in the 21st century: transformational changes in museum practice. Museum International, [s. l.], v. 71, n. 1-2, p. 48-59, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ahlpPK. Acesso em: 5 out. 2020.

SITES

AUMENTO da escolaridade amplia renda do trabalho. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, [s. l.], 7 out. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3lGGcCU. Acesso em: 26 jan. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Sistema IBGE de Recuperação Automática, [s. l.], 2021. Disponível em: https://bit.ly/3phI7Qu Acesso em: 26 jan. 2021.

JLEIVA CULTURA & ESPORTE. Cultura nas capitais. JLeiva Cultura & Esporte, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3FVrwrJ Acesso em: 17 out. 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Edição

Seção

Museus

Como Citar

MANO, Sonia; CAZELLI, Sibele; DAHMOUCHE , Mônica Santos; COSTA, Andréa Fernandes; DAMICO, José Sergio. Museus de ciência e seus visitantes no início do século XXI: estudo longitudinal da visitação espontânea de cinco instituições da cidade do Rio de Janeiro. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–48, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672021v30e3. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/183990.. Acesso em: 25 dez. 2024.