Comentário I: Organizando tantas formas e tanta beleza
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e37Downloads
Referências
FONTES MANUSCRITAS
COMITÊ BRASILEIRO DO CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS. Brasil terá Red List. São Paulo: Icom-Brasil, 2020. Mensagem eletrônica.
LIVROS, ARTIGOS E TESES
BRANDÃO, Carlos Roberto Ferreira et al. Princípios para a curadoria técnica do acervo entomológico do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1-20, 2021. Doi: <https://orcid.org/0000-0002-4689-5845>.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de curadoria: os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. In: JULIÃO, Letícia; BITTENCOURT, José Neves (orgs.). Mediação em museus: curadorias, exposições, ação educativa. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, 2008. p. 16-25.
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. A recomendação da Unesco para a proteção e promoção de museus e coleções. Musas, Brasília, DF, n. 7, p. 274-276, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/3v3jbvv>. Acesso em: 4 nov. 2020.
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Gestão de museus, um desafio contemporâneo: diagnóstico museológico e planejamento. Porto Alegre: Padula, 2019.
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Museus e conhecimento interdisciplinar. Revista Museu, [s. l.], v. 1, p. 1, 2009.
DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. Apresentação: o destino das coisas e o Museu Nacional. Ventilando Acervos, Florianópolis, n. 1, p. 5-17, (set. 2019), 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3xayL9X>. Acesso em: 6 nov. 2020.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2000.
HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, Francisca. Planteamientos teóricos de la museología. Gijón: Trea, 2006.
KUNZLER, Josiane; DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria; MUSMANNO, Cristina Paragó. Museologia e biologia: interlocuções disciplinares. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 3, n. 5, p. 233-242, 2014. Doi: <https://doi.org/10.26512/museologia.v3i5.15482>.
LIMA, Solange. Processo curatorial: metodologias de trabalho. In: SEMANA DOS MUSEUS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 5., 2005, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2007. p. 1-13.
MENSCH, Peter van. Museology and management: enemies or friends? In: MIZUSHIMA, Eiji (ed.). Museum management in the 21st century. Tokyo: Museum Management Academy, 2004. p. 3-19.
NASCIMENTO, Danielle Cerri do. O olhar da museologia para as coleções biológicas: o estudo de caso da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz. 2015. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendação referente à proteção e promoção dos museus e coleções, sua diversidade e seu papel na sociedade. Musas, Brasília, DF, n. 7, p. 277-291, 2016.
RESTREPO FIGUEROA, Juan Darío. Curaduría en un museo: nociones básicas. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Trilce, 2010.
SILVA, Mauricio Candido da. Musealização da natureza: exposições em museus de história natural como representação cultural. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Doi: <https://doi.org/10.11606/T.16.2013.tde27012014-110902>.
SILVA, Sabrina Damasceno; LOUREIRO, José Mauro Matheus. Museus de história natural, dispositivos curatoriais e informação: diafanizações de uma “ordem natural”. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 133-146, 2019. Doi: <https://doi.org/10.1590/1981-5344/3147>.
SOLER, Maria Galera. Biodiversidade musealizada: formas que comunicam. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Ciência) – Universidade de Évora, Évora, 2019.
ZAHER, Hussam; YOUNG, Paulo. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e desafios. Ciência e Cultura, Campinas, v. 55, n. 3, p. 24-26, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Manuelina Maria Duarte Cândido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).