Narrativa e literalidade na pintura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.217647Palavras-chave:
Pintura, Arte contemporânea, NarrativaResumo
O artigo explora as imbricações entre modelos pictóricos de narrativa e literalidade na pintura contemporânea, tomando como exemplo três artistas: Kerry James Marshall, Luc Tuymans e Mamma Andersson. A obra dos três, que começa a ganhar proeminência entre as décadas de 1980 e 1990, convoca estas duas instâncias - e, com frequência, suas bagagens históricas - simultaneamente, trabalhando-as enquanto signos distintos dentro de um mesmo quadro.
Downloads
Referências
ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Trad. Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.
ALIAGA, Juan Vicente; LOOCK, Ulrich; Spector, Nancy; Tuymans, Luc (Eds.). Luc Tuymans. Londres: Phaidon Press, 2003.
ALPERS, Svetlana. Art of Describing: Dutch Art in the Seventeenth Century. Chicago: University of Chicago Press, 1983.
BELTING, Hans. The New Role of Narrative in Public Painting of the Trecento: “Historia” and Allegory. Studies in the History of Art, Washington, D.C, v. 16, pp. 151-168:, 1985.
BOIS, Yve-Alain. Pintura: a tarefa do luto. ARS, São Paulo, v. 4, n. 7, pp. 96-111, 2006. https://doi.org/10.1590/S1678-53202006000100010
BOIS, Yve-Alain. A Pintura como Modelo. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BUCHLOH, Benjamin H. D. Figures of Authority, Ciphers of Regression: Notes on the Return of Representation in European Painting. October, v. 16, p. 39-68, 1981.
BUCHLOH, Benjamin H. D. Readymade, photography, and painting in the painting of Gerhard Richter (1977). In BUCHLOH, Benjamin H. D. Neo-Avantgarde and culture industry: Essays on European and American Art from 1955 to 1975. Cambridge: MIT Press, 2000.
CRIMP, Douglas. Pictures. October, Cambridge, v. 8, pp. 75-88, 1979.
CRIMP, Douglas. End of painting. October, Cambridge, v. 8, pp. 69-86, 1981.
DAMISCH, Hubert. Fenêtre jaune cadmium ou les dessous de la peinture. Paris: Éditions du Seuil, 1984..
DE DUVE, Thierry. The Readymade and the Tube of Paint. Artforum, Nova York, maio 1986. Disponível em: artforum.com/print/198605/the-readymadeand-the-tube-of-paint-35050. Acesso em: 16 de abril de 2021.
DRAXLER, Helmut. Malerei als Dispositiv: Zwölf Thesen. Texte Zur Kunst, Berlim, n. 77, pp. 39-45, mar, 2010.
ENGLISH, Darby. O pintor e a polícia. ARS, São Paulo, v. 21, n. 48, pp. 390-443, 2023. Trad. Leandro Muniz e Liliane Benetti. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/215316. Acesso em: 10 set. 2023. DOI: 10.11606/
issn.2178-0447.ars.2023.215316
FOSTER, Hal. Design e crime: e Outras Diatribes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.
FRIED, Michael. Absorption and theatricality: Painting and Beholder in the Age of Diderot. Berkeley: University of California Press, 1980.
FRIED, Michael. Manet’s Modernism: Or, The Face of Painting in the 1860s. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
GRAW, Isabelle. Expressão conceitual – sobre gestos conceituais em pintura supostamente expressiva, traços de expressão em trabalhos protoconceituais e a importância de procedimentos artísticos. Trad. Analu Cunha e Daniel Lannes. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 20, n. 20, pp. 194-209, jul, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/51567. DOI: 10.60001/ae.n20.p194%20-%20209
GRAW, Isabelle. The Value of Painting: Notes on Unspecificity, Indexicality, and Highly Valuable Quasi-Persons. In GRAW, Isabelle; BIRNBAUM, Daniel; HIRSCH, Nikolaus (Eds.). Thinking through Painting: Reflexivity and Agency
beyond the Canvas. Frankfurt: Sternberg Press, 2012.
GRAW, Isabelle. The Love of Painting: Genealogy of a Success Medium. Berlim: Sternberg Press, 2018.
GREENBERG, Clement. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Orgs.). Clement Greenberg e o debate crítico. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
HEIDEGGER, Martin. A época das imagens de mundo [1938]. Tradução de Claudia Drucker. [S.l., s.n]: 2005. Disponível em: https://doceru.com/doc/n588se5. Acesso em: 6 jan. 2025.
JAY, Martin. Regimes escópicos da modernidade. ARS, São Paulo, v. 18, n. 38, pp. 329-349, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169121. Trad. Lara Rivetti. Acesso em: 9 ago. 2022. DOI: 10.11606/
issn.2178-0447.ars.2020.169121
JUDD, Donald. Objetos Específicos. In FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (Orgs.). Escritos de artistas: Anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. pp. 96-106.
KOERNER, Joseph Leo. Monstrance (2009). In RUYFFELAERE, Peter (Ed.). On & By Luc Tuymans. Cambridge: MIT Press, 2013. pp. 184-198.
KRAUSS, Rosalind. Grids. October, Cambridge, v.9, pp. 50-64, 1979.
KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-medium Condition. Londres: Thames & Hudson, 1999.
MARSHALL, Kerry James. An Interview with Kerry James Marshall. [Entrevista cedida a] Charles H. Rowell. Callaloo Journal, Baltimore, v. 21, n. 1, pp. 263-272, 1998.
MODERN ART NOTES PODCAST − NO. 86: KERRY JAMES MARSHALL. Entrevistado: Kerry James Marshall. Entrevistador: Tyler Green., Modern Art Notes Media, 27 de junho, 2013. Podcast. Disponível em: https://manpodcast.com/portfolio/no-86-kerry-james-marshall/. Acesso em: 22 fev.22.
MARSHALLL, Kerry James. In conversation with Kerry James Marshall. [Entrevista cedida a] Charles Gaines. In GAINES, Charles; RASSEL, Laurence; TATE, Greg (Org.). Kerry James Marshall. Nova York: Phaidon, 2017. pp. 9-45.
SCHWABSKY, Barry. Still Life of Images. In JØRGENSEN, Lærke Rydal; Laurberg, Marie (Eds.). Mamma Andersson: Humdrum Days. Copenhague: Louisiana Museum of Modern Art, 2022. pp. 41-48.
STEINBERG, Leo. Outros critérios. In STEINBERG, Leo. Outros Critérios – confrontos com a arte do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. pp. 79-125.
TUYMANS, Luc. Just an Image. In RUYFFELAERE, Peter (Ed.). On & By Luc Tuymans. Cambridge: MIT Press, 2013.
WALL, Jeff. Argumentos favoráveis e contrários à pintura: algumas anotações. ARS, São Paulo, v. 20, n. 44, pp. 321-346. Trad. Leonardo Nones. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/196961. Acesso em: 10 set. 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.196961
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Mermelstein Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.