Sobre a Revista
Ars conta, atualmente, com versão eletrônica (ISSN 2178-0447).
A revista é indexada no SciELO, Scopus, LatinIndex, DOAJ e Portal de Revistas da USP.
Fluxo contínuo
A Ars recebe artigos em fluxo contínuo. Eventuais chamadas abertas para números especiais serão divulgadas em nosso site.
A Revista Ars não cobra qualquer tipo de taxa para a submissão, avaliação e/ou publicação dos artigos.
Periodicidade
Publicação anual (a partir de 2024).
A ARS adota a modalidade de publicação em fluxo contínuo, de modo que ao volume aberto no início de cada ano serão incorporados, ao longo dos meses, os materiais aprovados para a publicação após a conclusão de todas as etapas do processo editorial. O volume será concluído no fim do ano.
Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de indexação
- SciELO
- Scopus
- LatinIndex
- DOAJ
- Portal de Revistas da USP
Patrocínio
Fontes de Apoio
Ferramentas de preservação e interoperabilidade
A ARS realiza todo seu processo editorial pelo Sistema OJS, que permite a importação de dados em XML no formato CrossRef e a preservação do conteúdo pelo plugin PKP PN, do PKP, na Rede Privada LOCKSS.
Histórico do periódico
O lançamento de ARS foi precedido por um intenso processo de discussão e por atividades ligadas à organização de seu projeto, que se desenvolveram a partir de meados de 2002. A ideia foi motivada pela constatação, à época, da alarmante lacuna de revistas especializadas em artes e ciências humanas no país, capazes de estimular as discussões intelectuais em condições especialmente favoráveis porquanto isentas dos interesses de uma publicação comercial. A Ars surge da vontade de intervenção no debate acerca da arte contemporânea tendo em vista que as questões que envolvem uma escola de arte não devem permanecer restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Sendo assim, a revista pretende, desde suas primeiras edições, contribuir para formar uma cultura crítica no meio artístico do país, incentivando o trabalho de novas gerações de pesquisadores e preparando-as para a intervenção na vida pública.
O primeiro número da Ars foi trazido a público em março de 2003. Até 2015 foi editada semestralmente pelos professores Gilbertto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti, com projeto gráfico do professor Mario Ramiro. Entre 2017 e 2023, a revista passou a ser uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.
Em 2024, em atenção às novas diretrizes dos indexadores de que participa, a ARS passou a adotar a modalidade de publicação em fluxo contínuo e lançará um único volume anual, reunindo artigos inéditos, ensaios visuais e traduções.
Classificação Qualis/Capes para área de Artes/Música: A1