Notas sobre escultura e Notas sobre escultura, parte 2
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.227959Palavras-chave:
Escultura, Espaço, Espectador, Percepção, Materialidade, MinimalismoResumo
Os artigos “Notas sobre Escultura” e “Notas sobre Escultura, Parte 2” de Robert Morris representam um marco na história da escultura, desafiando as noções tradicionais de forma e função. A ênfase em elementos geométricos básicos e a compreensão da escultura como um evento espacial, em vez de um objeto estático, transformaram o discurso artístico. Ao propor uma abordagem centrada na experiência do espectador e na interação da obra com o ambiente, Morris abriu caminho para o Minimalismo. Através de suas reflexões, o artista ampliou significativamente as possibilidades da escultura, influenciando de maneira decisiva a produção artística contemporânea e a crítica de arte.
Downloads
Referências
FRIED, Michael. Art and Objecthood. Chicago; Londres: The University of Chicago Press, 1998.
KUBLER, George. The Shape of Time: Remarks on the History of Things. New Haven; Londres: Yale University Press, 1962.
MONDRIAN, Piet. The New Art – The New Life: The Collected Writings of Piet Mondrian. Boston: G. K. Hall & Co., 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Renato Rodrigues da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.