A escrita corpo-mar como forma bixa de abandonar-se nas artes da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v16i1p166-178

Palavras-chave:

Epistemologias tranviadas, Escrita performativa, Estudos transvestigêneres

Resumo

Os meandros da pesquisa em artes da cena trazem questionamentos ao modo mais tradicional de fazer das academias, por sua vez, as travas, bixas, sapas, boystrans e não-bináries trazem questionamentos para as maneiras de produzir e pesquisar artes cênicas. Esse texto, que fez parte do meu trabalho de conclusão de curso na licenciatura em teatro, presentifica algumas dessas questões em uma escrita incomodada e estranhada. O que meu corpo bixa-trans pode dizer sobre o fazer pesquisa em artes cínicas? Possivelmente, nada. Contudo, há o que ser inventado por nós.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVAREZ, Johny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CAMPOS LEAL, abigail. escuiresendo: ontografias poéticas. Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 10, n. 3, p. 321-326, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/2256. Acesso em: 20 dez. 2025.

LEAL, Dodi. LUZVESTI – Iluminação Cênica, Corpomídia e Desobediências de Gênero. Salvador: Devires, 2018.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.

Downloads

Publicado

2026-08-14

Como Citar

Silva, L. F. da. (2026). A escrita corpo-mar como forma bixa de abandonar-se nas artes da cena. Revista Aspas, 16(1), 166-178. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v16i1p166-178