Pesquisa de anticorpos anti-Brucella canis e anti-Brucella abortus em cães errantes da cidade de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, Brasil (2002-2003)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2008.26717Palavras-chave:
Brucelose animal, Brucella canis, Brucella abortus, Sorologia, CãesResumo
A brucelose canina é uma importante zoonose que tem sido investigada freqüentemente em cães como medida sanitária de controle da saúde pública. Foi conduzido um estudo sorológico para investigar a freqüência da brucelose canina por Brucella canis e por Brucella abortus, em 500 cães errantes na cidade de São João da Boa Vista/SP - Brasil, utilizando as técnicas de imunodifusão em gel de ágar (antígeno de parede celular de B. ovis) e imunoaglutinação em placa com antígeno acidificado tamponado. Este estudo mostrou baixa frequência de cães infectados por B. canis 4/500 (0,8%) e ausência de soros positivos para B. abortus.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.