Antibióticos comumente investigados no leite cru em laticínios sujeitos a Inspeção Estadual no Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2017.118547Palavras-chave:
Antibiótico, Microbiologia do leite, Segurança alimentar, QualidadeResumo
Este estudo teve por objetivo identificar os antibióticos comumente investigados durante a rotina de processamento do leite cru recebido em laticínios sob Inspeção Estadual no Rio Grande do Sul (RS), entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2015. Entre as 36 indústrias participantes, os antibióticos mais comumente investigados foram beta-lactâmicos (100%) e tetraciclinas (69%). A seleção por quais antibióticos investigar no recebimento do leite foi influenciada pela praticidade e rapidez na execução da análise (67%), em detrimento do conhecimento específico sobre quais antibióticos eram utilizados pelos produtores de leite (22%).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.