Níveis de progesterona determinados por radioimunoensaio em plasma sangüíneo e leite desnatado de vacas da raça Gir (Bos indicus). Avaliações durante o ciclo estral. Diagnóstico precoce de gestação.

Autores

  • Ed Hoffmann Madureira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP
  • Renato Campanarut Barnabe Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP
  • Paulo Augusto Pinto Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP
  • Valquiria Hyppolito Barnabe Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, São Paulo, SP
  • Euclides Onofre Martins Sobrinho Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Ribeirão Preto, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.0000-0000.272247-253

Palavras-chave:

Progesterona, Leite desnatado, Plasma sangüíneo, Ciclo estral, Diagnóstico precoce de gestação, Radioimunoensaio, Prenhez (diagnóstico precoce), Bovinos (raça Zebu)

Resumo

Foram estudados 17 ciclos estrais de 12 vacas da raça Gir, mantidas em regime extensivo de pastagens no Centro Intraunidade de Zootecnia e Indústrias Pecuárias "Fernando Costa", em Pirassununga, Estado de São Paulo. Para o estudo dos níveis de progesterona através de RIE, foram colhidas, 3 vezes por semana e aos 23 dias após a cobertura, amostras de leite e de plasma sangüíneo, totalizando, respectivamente, 137 e 138 amostras. Os resultados obtidos indicaram correlação entre amostras refrigeradas e congeladas de leite desnatado (r = 0,92), assim como entre leite desnatado e plasma sangüíneo (r = 0,63). Verificaramse, ainda, variações dos níveis de progesterona durante o ciclo estral, com baixos valores na fase folicular (inferiores a 1,49 nmol/l de leite desnatado) e picos de 15,60 a 21,30 nmol/l no plasma e 5,91 a 11,37 nmol/l, no leite desnatado durante a fase luteínica. Todos os resultados de prenhez e não prenhez, baseados na análise de progesterona, utilizando níveis discriminatórios de 9,54 nmol/l no plasma e 3,18 nmol/l no leite, foram confirmados por palpação retal. As falhas de detecção de cio foram da ordem de 17,2% (24 cios observados em 29 ocorridos)

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1990-12-02

Edição

Seção

REPRODUÇÃO ANIMAL

Como Citar

1.
Madureira EH, Barnabe RC, Pinto PA, Barnabe VH, Martins Sobrinho EO. Níveis de progesterona determinados por radioimunoensaio em plasma sangüíneo e leite desnatado de vacas da raça Gir (Bos indicus). Avaliações durante o ciclo estral. Diagnóstico precoce de gestação. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 2º de dezembro de 1990 [citado 18º de maio de 2024];27(2):247-53. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/51858