Avaliação da prova da digestão da celulose no líquido ruminal de ovinos das raças Merino Australiano e Corriedale, criados em regime extensivo de pastagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1992.52004Palavras-chave:
Celulose (digestibilidade), Rumen (fluidos), Digestão (ovinos), Merino Australiano, CorriedaleResumo
Realizou-se a prova da digestão da celulose no líquido ruminal de ovinos das raças Merino Australiano e Corriedale, criados em regime extensivo de pastagem, em duas épocas do ano (invemo e verão), no município de Botucatu - São Paulo. Foram utilizados 103 animais no invemo, sendo 50 ovelhas da raça Corriedale e 53 da raça Merino Australiano, e 107 animais no verão, com 52 ovelhas pertencentes à raça Corriedale e 55 à raça Merino Australiano. As amostras foram obtidas por meio de sonda esofágica. A degradação da celulose não ocorreu na maioria das amostras analisadas, não se observando diferenças entre as raças e as estações do ano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.