Teste de eficiência de vacinas antiaftosa. II. Relação entre o Índice C em cobaias e o Índice Proteção Camundongos

Autores

  • Ernani Ibirá Gonçalves Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, SP.
  • Aramis Augusto Pinto Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal, SP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52046

Palavras-chave:

Febre aftosa, Vacinas, Índice C, Índice Proteção Camundongos

Resumo

O exame da eficiência de seis vacinas antiaftosa, realizado com os testes “Indice Proteção Camundongos” e "Índice C” utilizando 15 ou mais cobaias por diluição de vírus na titulação, demonstrou a presença de boa correlação e alta significância entre os resultados das duas provas. O valor do índice Proteção Camundongos foi aproximadamente o dobro do valor do índice C. Assim, o índice Proteção Camundongos pode ser recomendado como teste de eficiência de vacinas antiaftosa. principalmente quando se necessita um grande número de provas, devido a seu baixo custo e facilidade de execução, por usar exclusivamente camundongos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1994-03-01

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA

Como Citar

1.
Gonçalves EI, Pinto AA. Teste de eficiência de vacinas antiaftosa. II. Relação entre o Índice C em cobaias e o Índice Proteção Camundongos. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 1º de março de 1994 [citado 26º de junho de 2024];31(1):31-4. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/52046