Avaliação de uma vacina oleosa contra a colibacilose bovina utilizando os antígenos K99-F41 semipurificados

Autores

  • Marcina Garcia Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
  • Domingos da Silva Leite Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
  • Tomomasa Yano Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
  • Antonio Fernando Pestana de Castro Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
  • Maria Aparecida Moreira Shenk Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Gado de Corte, Campo Grande, MS.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52070

Palavras-chave:

Escherichiose, Bovinos, Vacinas, Escherichia coli.

Resumo

Os antígenos K99-F41 foram extraídos da amostra de Escherichia coli B41 por aquecimento e semi-purificados pela precipitação com sulfato de amônio e tratamento com desoxicolato de sódio (DOC). Os antígenos semi-purificados foram utilizados na produção de uma vacina oleosa contra a colibacilose bovina. Foram preparadas vacinas contendo em cada dose 1.500 HU (Unidades Hemaglutinantes), 750 HU e 380 HU. A eficiência da vacina foi avaliada através do ensaio de imunodifusão dupla, ensaio imunoenzimático (ELISA) e por um desafio, em que a amostra de Escherichia coli virulenta foi inoculada nos bezerros nascidos de vacas vacinadas e não vacinadas. Observamos que a vacina contendo 750 HU foi a que melhor induziu a produção de anticorpos nas vacas vacinadas, e que estes mostraram-se protetores, uma vez que os bezerros nascidos de vacas vacinadas e que mamaram o colostro, nada sofreram no desafio. Não se verificou nenhum efeito colateral nas vacas vacinadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1994-12-03

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA

Como Citar

1.
Garcia M, Leite D da S, Yano T, Castro AFP de, Shenk MAM. Avaliação de uma vacina oleosa contra a colibacilose bovina utilizando os antígenos K99-F41 semipurificados. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [Internet]. 3º de dezembro de 1994 [citado 16º de julho de 2024];31(3-4):225-32. Disponível em: https://revistas.usp.br/bjvras/article/view/52070